RdA Climate Solutions: ICP expande a certificação Investor Ready Energy Efficiency™

O Investor Confidence Project (ICP) Europe anunciou que a certificação Investor Ready Energy Efficiency™ (IREE), anteriormente apenas vocacionada para projetos de eficiência energética no setor dos edifícios, passará a ser aplicável a projetos de eficiência energética na indústria, iluminação pública e redes urbanas de calor e frio. Esta extensão do âmbito da certificação recebeu o apoio financeiro do programa-quadro Horizonte 2020 da União Europeia.

O ICP visa a estandardização de projetos de eficiência energética através da utilização das melhores práticas existentes, de modo a tornar os projetos mais atrativos para todo o tipo de investidores. A utilização dos protocolos ICP nos projetos com certificação IREE, que foram objeto de verificação e validação independente por entidades devidamente credenciadas, promove a redução dos custos de transação e aumenta a confiança na concretização das poupanças, potenciando o envolvimento de capital privado e o aumento dos investimentos em eficiência energética a nível global.

A expansão será realizada por um consórcio de entidades europeias, que inclui a consultora nacional RdA Climate Solutions a operar em Portugal e Espanha, a EnergyPro Ltd e a Verco no Reino Unido, a Serimus na Alemanha, e a Denskatt na Áustria e Bulgária, bem como o Energy Efficiency in Industrial Processes (EEIP) e o GRESB. O consórcio trabalhará no desenvolvimento dos novos protocolos de desempenho energético aplicáveis aos novos setores, referenciando as melhores práticas existentes.

RdA Climate Solutions
rda@rda.pt · www.rda.pt

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*