Energia em Conserva: primeira estação de energia hidro-solar mundial

Foi inaugurada em Montalegre a primeira estação de energia hidro-solar a nível mundial. À barragem do Alto Rabagão, na fronteira norte de Portugal, foram adicionados 840 painéis solares flutuantes no início do presente ano, potenciando a capacidade total das instalações em 220 kW. É expetável que o projeto gere cerca de 332 MW por hora no seu primeiro ano, o suficiente para alimentar 100 casas por ano.

Este é um projeto de desenvolvimento modesto mas que represente um elevado potencial. A Energias de Portugal, empresa responsável por este projeto de grande dimensão, é responsável por diversas operações no Brasil, onde 70% da produção de energia advém de instalações hídricas. Se o projeto hidro-solar do Alto Rabagão se revelar de sucesso, poderá servir de modelo para a demanda energética do Brasil, que se espera que triplique para mais do triplo até 2050.

A barragem do Alto Rabagão é o primeiro projeto onde os painéis flutuantes funcionam e conjunto com os rotores hidroelétricos da barragem, segundo Manan Parikh, analista de energias renováveis da GTM Research, empresa sediada em Boston, EUA.

Energia em Conserva
Tel.: +351 253 055 016
geral@energiaemconserva.com · http://www.energiaemconserva.com