Festival Solar de Lisboa

Entre os dias 17 e 20 de maio, a Central Tejo/Fundação EDP, antigo Museu da Electricidade, acolherá o Festival Solar de Lisboa, um evento que pretende promover a utilização da energia solar fora dos núcleos profissionais.

O Festival, organizado em conjunto entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa, com o apoio da Fundação EDP, irá ser palco de várias iniciativas, direcionadas para a promoção da energia solar e desenvolvimento sustentável. Durante os quatro dias os visitantes poderão assistir a demonstrações de confeção de alimentos em fornos solares, conhecer uma casa modular autossustentável e assistir a uma exposição com o que de melhor se faz em ciência e tecnologia em Lisboa.
Em paralelo ao Festival Solar de Lisboa, irá decorrer um concurso intitulado “Foto Síntese”, um concurso de fotografia cujo propósito é a produção de fotografias que retratem o uso do sol como fonte de energia limpa.

A primeira edição do Festival Solar de Lisboa surgiu em 2009 e, nove anos depois, a organização decidiu recuperar o evento, tendo em vista a candidatura da capital portuguesa ao European Green Capital Award 2020.