Enlil, a turbina que gera energia com o vento dos carros

A Enlil é uma turbina de vento de pequenas dimensões, que pode ser montada em estradas e autoestradas, e que pode ser usada para gerar eletricidade para vários equipamentos, e até mesmo para uso caseiro, aproveitando o vento gerado, por exemplo, pela movimentação dos carros nas estradas.

Esta nova proposta para gerar energia foi criada pela Deveci Tech, uma startup de origem turca, especializada no desenvolvimento de tecnologias de energias renováveis em ambientes específicos. Com dimensões bastante compactas, a Enlil consegue gerar 1 kWh só com o vento, suficiente para dar eletricidade a uma casa. Quando não estiverem carros a passar, também pode ser equipada com um painel solar, no topo. Mas a presença de vários destes aparelhos numa estrada com movimento constante vai ser suficiente para fornecer eletricidade a várias estruturas circundantes, incluindo casas, obras ou serviços públicos.

Além da turbina para gerar eletricidade, também está equipada com sensores para medir o dióxido de carbono na atmosfera e um detetor de vibrações que pode indicar a presença iminente de um tremor de terra. Assim, os seus dados podem estar ligados à Internet das Coisas (Internet of Things).

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*