Efacec consolida resultados positivos com 500 milhões de euros em encomendas

A Efacec Power Solutions (EPS) consolidou, em 2017, os resultados positivos obtidos no ano anterior e que marcaram o regresso aos lucros pela primeira vez desde 2012. Em 2017, o grupo registou um EBITDA de gestão de 35,9 milhões de euros, mais um milhão do que em 2016. As encomendas atingiram os 496,7 milhões de euros, mais 22% do que no ano anterior e as receitas ficaram em linha com o ano anterior, totalizando 431,7 milhões de euros. Os 35,9 milhões de euros do EBITDA de gestão, utilizado para aferir a performance do grupo e de cada uma das unidades de negócio, representaram uma margem de EBITDA de 8,3% das receitas, contra 8,1% do ano anterior. O maior contributo para este crescimento foi dado pelas Unidades de Aparelhagem de Média Tensão, Automação, Energia e Transportes. O resultado líquido consolidado aumentou 75%, tendo passado de 4,3 para 7,5 milhões de euros.

A Efacec foi selecionada para integrar o grupo restrito de fornecedores deste projeto e que serão responsáveis pela entrega de um volume superior a 2000 equipamentos a instalar em 484 localizações em território norte-americano. Na primeira fase do projeto, a empresa portuguesa é responsável pela entrega de 300 estações de carregamento. Entre os projetos mais emblemáticos desenvolvidos em 2017 contam-se a construção do Metro Ligeiro de Odense, na Dinamarca (com 14 km de linha, 26 estações, 14 veículos e um centro de comando) e de um parque fotovoltaico na Costa do Marfim e a construção e ampliação de 25 subestações na Tunísia. Em 2017, a Efacec participou em 8 novos projetos de inovação, quer nacionais quer europeus, e lançou 20 novos produtos e serviços. O investimento em Investigação & Desenvolvimento cresceu 40% em relação a 2016. O ano de 2017 foi ainda um ano de transformações na gestão das Pessoas na Efacec: o “Mais Pessoas”, o programa de gestão estratégica de capital humano, que visa promover maior atração, desenvolvimento e retenção dos colaboradores através de quatro vertentes essenciais: desempenho, formação, carreira e reconhecimento.

No âmbito do Efacec 2020, o projeto de transformação do grupo iniciado em 2016, foi criado um novo pilar estratégico: sustentabilidade. Neste âmbito foi lançado o Código de Conduta e da Linha Ética e tiveram início projetos-piloto na área da economia circular. A Efacec subscreveu a carta de princípios da BCSD, uma associação empresarial dedicada ao desenvolvimento sustentável com ampla representação setorial.

Com uma cadeia de valor abrangente, a Efacec atua na geração, distribuição e transmissão de energia; design, engenharia, construção e manutenção de sistemas integrados (EPC – Engineering, Procurement and Construction) para os setores da energia, ambiente, indústria e transportes; e desenvolvimento de soluções de mobilidade elétrica e a sua comercialização. O Grupo Efacec está presente em mercados estratégicos como a Europa, os Estados Unidos da América, a América Latina, o Médio Oriente, Ásia, Magrebe e África do Sul.

Efacec Power Solutions, SGPS. S.A.
Tel.: +351 229 562 300 · Fax: +351 229 562 740
sgps@efacec.com · www.efacec.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*