Projeto MaRINET2: inscrições para terceiro curso em renováveis offshore

O terceiro curso do projeto MaRINET2 será organizado pelo Maritime Research Intitute (Marin) e pelo Environmental Hydraulics Institute University of Cantabria (UC-IHC). Intitulado “Hydrodynamics of fixed and floating Offshore Wind Turbine foundations”, o curso vai ter lugar em Wageningen, Holanda, e as inscrições encontram-se abertas.

Os cursos de curta duração, entre 2 a 5 dias, são dirigidos para investigadores académicos e na indústria, no setor da renováveis offshore. São organizados e palestrados por parceiros do projeto MaRINET2, e focam em 3 áreas: energia das ondas, vento e maré.

Os temas estudados incluem testes integrados em tanques, hidrodinâmica de fundações de turbinas fixas e flutuantes, fiabilidade e análise de risco de tecnologias de energias renováveis marinhas, bem como processos de teste e verificação desde o tanque ao mar. Os cursos são gratuitos, e existem bolsas de viagem e subsistência para estudantes de mestrado e doutoramento, bem como para early-stage researchers.

O MaRINET2 é um projeto de €10.5 M, financiado pelo Horizonte 2020, coordenado pelo MaREI (Marine and Renewable Energy Ireland) da University College of Cork. O projeto pretende acelerar o desenvolvimento das tecnologias de energia renovável marinha providenciando o acesso sem custos a uma rede de 57 centros investigação pela Europa.