RS Components e 3M ajudam empresas no novo regulamento sobre equipamento de proteção individual

RS Components
Tel.: +351 800 102 037 · Fax: +351 800 102 038
marketing.spain@rs-components.com · pt.rs-online.com

A RS Components disponibiliza aos clientes uma gama de equipamentos de proteção individual (EPI), especialmente produtos de proteção auditiva para ajudar as empresas a cumprir o novo regulamento relativo a EPI. Os EPI são equipamentos concebidos e fabricados para serem usados como proteção contra um ou mais riscos de saúde ou segurança para o indivíduo. Além de outros riscos, como os associados a perigos físicos, químicos e mecânicos, além do calor e das chamas ou das partículas volantes, uma área importante agora oficialmente reconhecida na nova legislação é o ruído, especialmente para quem trabalha em ambientes industriais ou no setor da construção.

A 21 de abril de 2018, a atual Diretiva EPI (89/686/CEE), em plena aplicação desde julho de 1995, é substituída pelo novo Regulamento EPI (UE) 2016/425, que inclui alterações que estão em linha com as atuais práticas empresariais, especialmente tendo em conta que o texto da Diretiva atual já tem mais de 20 anos. O regulamento engloba uma série de requisitos, como a marcação CE, documentação técnica e auditorias de produção, e inclui categorias de risco, de I a III, correspondentes a um risco baixo, intermédio e elevado. Uma mudança importante no novo regulamento é a redefinição daquilo a que se destina a proteção auditiva: o “ruído nocivo” é agora oficialmente reconhecido como um perigo irreversível para a saúde. Assim, o “ruído nocivo” foi também movido para a Categoria III de risco mais grave, o que o coloca no mesmo nível de risco elevado a que se destinam as proteções respiratória e antiqueda.

Além de outros requisitos para importadores e distribuidores incluídos no novo Regulamento EPI, os fabricantes de produtos de proteção auditiva estarão agora sujeitos a procedimentos de controlo de qualidade permanentes mais rigorosos, incluindo o controlo de qualidade de produtos ou a garantia de qualidade para toda a unidade de produção. Nos casos aplicáveis, a nova marcação CE tem de ser colocada em todas as embalagens e produtos. Além de ajudar na sensibilização relativamente ao novo regulamento, a RS está também a disponibilizar produtos de referência em proteção auditiva de fabricantes como a 3M, a empresa de tecnologia de base científica. A 3M possui uma vasta gama de equipamentos, incluindo protetores auditivos, tampões para os ouvidos e protetores auditivos de comunicação que permitem aos trabalhadores comunicar facilmente sem fios com os colegas.