Estatuto Editorial

TÍTULO
“renováveis magazine” – revista técnico-profissional.

OBJETO
Tecnologias atuais e futuras de produção de energia através de Sistemas de Energias Renováveis.

OBJETIVO
Difundir tecnologia, produtos, boas práticas e serviços para profissionais com responsabilidades na conceção, execução e manutenção de instalações de Energias Renováveis.

ENQUADRAMENTO FORMAL
A “renováveis magazine” respeita os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional, de modo a não poder prosseguir apenas fins comerciais, nem abusar da boa fé dos leitores, encobrindo ou deturpando informação.

CARATERIZAÇÃO
Publicação periódica especializada.

ESTRUTURA REDATORIAL
Diretor – Docente de reconhecido mérito científico.
Coordenador Editoral – Profissional no ramo de engenharia afim ao objeto da revista.
Conselho Redatorial – Órgão de consulta e seleção de conteúdos.
Colaboradores – Investigadores e técnicos profissionais que exerçam a sua atividade no âmbito do objeto editorial, instituições de formação e organismos profissionais.

SELEÇÃO DE CONTEÚDOS
A seleção de conteúdos é da exclusiva responsabilidade do Diretor, apoiada pelo Conselho Editorial. O noticiário técnico-informativo é proposto pelo Coordenador Editorial. A revista poderá publicar peças noticiosas com caráter publicitário nas seguintes condições:
› identificadas com o título de Publi-Reportagem;
› formato de notícia com a aposição no texto do termo Publicidade.

ORGANIZAÇÃO EDITORIAL
Sem prejuízo de novas áreas temáticas que venham a ser consideradas, a estrutura de base da organização editorial da revista compreende:

  • sumário
  • editorial
  • espaço opinião
  • vozes de mercado
  • espaço qualidade
  • espaço aler
  • espaço apesf
  • espaço cbe
  • espaço cogen
  • espaço lneg
  • espaço apese
  • espaço apisolar
  • renováveis na lusofonia
  • notícias
  • dossier temático
  • visita técnica
  • artigo técnico
  • nota técnica
  • investigação e tecnologia
  • mundo académico
  • case-study
  • entrevista
  • reportagem
  • publi-reportagem
  • informação técnico-comercial
  • produtos e tecnologias
  • tabela comparativa (edição online)
  • projetos renováveis
  • barómetro das renováveis
  • bibliografia
  • calendário de eventos
  • links
  • publicidade

ESPAÇO PUBLICITÁRIO
A Publicidade organiza-se por espaços de páginas e frações, encartes e Publi-Reportagens. A Tabela de Publicidade é válida para o espaço económico europeu. A percentagem de Espaço Publicitário não poderá exceder 1/3 da paginação; A direção da revista poderá recusar Publicidade nas seguintes condições:

  • A mensagem não se coadune com o seu objeto editorial;
  • O anunciante indicie práticas danosas das regras de concorrência, não cumprimento dos normativos ambientais e sociais.