renováveis magazine

10.ª edição do Prémio APREN com júri mais diversificado

10.ª edição do Prémio APREN com júri mais diversificado

Todos os alunos de mestrado têm até às 23:59h de 6 de dezembro para apresentarem as suas candidaturas ao Prémio APREN. Conheça as novidades da X Edição do Prémio APREN no texto abaixo!

O Prémio APREN, iniciativa da APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis, comemora a sua 10.ª edição em 2024, com novidades que refletem a evolução do setor das energias renováveis em Portugal.

O prémio, que este ano se destina a alunos de mestrado, tem distinguido na última década as melhores dissertações académicas, escritas em português ou inglês, no âmbito da temática da eletricidade de origem renovável, realizadas em instituições de ensino superior de Portugal. Este ano, mantendo-se a orientação renovável, passam a estar abrangidas todas as temáticas relacionadas com o desenvolvimento do setor, das quais se destacam as infraestruturas de transporte e distribuição, a produção centralizada e descentralizada e mecanismos de flexibilidade de armazenamento de energia elétrica, enquadrados pela necessidade de fomento da descarbonização da economia e do aumento da eficiência energética.

Estas temáticas devem estar em linha com os principais eixos da estratégia energética a par com o combate às alterações climáticas, a segurança do aprovisionamento energético, a reindustrialização, o mercado único europeu, a liberalização e a democratização da cadeia de valor do setor, o aumento da participação pública e a obtenção de um desenvolvimento sustentável para o País.

Na 10.ª edição, o júri do prémio abarca um maior leque de especialidades, incluindo agora a área da economia, refletindo o papel cada vez mais abrangente do setor da energia, que atualmente está interligado a diversas áreas do conhecimento. Assim, o painel de jurados é presidido por Jorge Vasconcelos, Presidente da NEWES (New Energy Solutions) que foi o primeiro Presidente da ERSE e membro fundador da FSR (Florence School of Regulation), e conta ainda com a participação de entidades relevantes no setor, como a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), mas também na inovação, como é o caso da R&D Nester:

  • Jorge Vasconcelos, NEWES (Presidente do Júri)
  • Ana Teresa Perez, APA – Agência Portuguesa do Ambiente;
  • Bernardo Silva, FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto;
  • Edgar Fernandes, IST – Instituto Superior Técnico;
  • Lígia Pinto, Universidade do Minho;
  • Margarita Robaina, Universidade de Aveiro;
  • Miguel Centeno Brito, FCUL – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;
  • Mónica Meireles, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa;
  • Nuno Souza e Silva, R&D Nester;
  • Patrícia Fortes, FCT – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa;
  • Paulo Partidário, DGEG – Direção-Geral de Energia e Geologia;
  • Pedro Carvalho, IST – Instituto Superior Técnico;
  • Pedro Horta, Universidade de Évora;
  • Sofia Simões, LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia.

A X Edição do Prémio APREN é também mais ambiciosa, e irá atribuir um prémio no valor de 4000€ à melhor tese de mestrado, o dobro do prémio atribuído na edição passada. Já o autor da segunda melhor tese será galardoado com um prémio de 2000€, um valor que também duplica face ao ano passado.

Os alunos de mestrado que tenham desenvolvido teses na área das Energias Renováveis têm até às 23:59h de 6 de dezembro para apresentarem as suas candidaturas. A cerimónia de premiação das melhores teses terá lugar em março de 2025.

Após a sua elegibilidade, o júri dará o seu veredito com base no potencial e na relevância do tema, robustez técnica e científica, qualidade do documento e apresentação oral na fase final.

Desde 2015, a APREN tem distinguido dezenas de teses académicas na área das Energias Renováveis, com o intuito de fomentar a criação de conhecimento sobre as questões relacionadas com um setor que, nos últimos anos, tem ganho cada vez mais relevância em Portugal.

As inscrições já se encontram abertas no website da APREN, bem como o regulamento do Prémio.

APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis
Tel.: +351 213 151 621 · Fax: +351 213 151 622
apren@apren.pt · www.apren.pt