renováveis magazine

Construa o seu próprio painel solar térmico

Construa o seu próprio painel solar térmico

O objetivo deste artigo é indicar ao leitor como pode construir um painel solar térmico de uma forma simples…

O objetivo deste artigo é indicar ao leitor como pode construir um painel solar térmico de uma forma simples, recorrendo a equipamentos ou produtos existentes no dia-a-dia.

Como sabem os sucateiros locais tem um programa de remoção de líquido de arrefecimento que tem frigoríficos e desumidificadores dos quais removeram o fréon velho. Com isso, encontra-se o coletor solar perfeito: A parte traseira de um frigorífico é basicamente um sistema de dispersão de calor e com uma ligeira modificação pode ser usado para absorver quantidades enormes de calor (Figura 1).

Assegure-se que o gás freon, ou outro qualquer líquido refrigerador foi retirado totalmente, e corte a grelha na base, perto do maior suporte de líquido refrigerante (Figura 2).

Se tiver um velho divã/sofá que tenha sido atirado fora, poderá aproveitar a madeira interior que será do tamanho perfeito para a moldura.

Caso não tenha esta sorte, terá de comprar a madeira ou arranjá-la noutro local (Figura 3). Encontre um painel de vidro e um velho tapete de porta que poderá fazer de parte traseira e de parte dianteira perfeitas (Figura 4).

Filipe Pereira
Engenheiro Electrotécnico (ISEP)
Professor do Ensino Secundário Técnico

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “renováveis magazine” nº12. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: [email protected]

Outros artigos relacionados

Translate »