INGETEAM: 2.ª instalação fotovoltaica de grande escala em funcionamentona Argentina

A 21 de outubro, a província argentina de San Luis viveu um facto histórico: foi inaugurado o primeiro parque solar fotovoltaico da região. O projeto de Terrazas del Portezuelo, construído pela empresa argentina Coradir, entrou em funcionamento através dos profissionais da INGETEAM em setembro. A instalação já produz energia a uma grande escala, apostando e invertendo a energia limpa que não danifica o meio ambiente. O parque solar de 1 MW de potência nominal injeta energia na rede elétrica de Média Tensão interna da habitação da Casa do Governo. Este prédio ou moradia, de quatro hectares de extensão, está localizado no Parque Nativo de Terrazas del Potezuelo. Este projeto é a segunda instalação fotovoltaica de grande escala da argentina e a primeira da província de San Luis.

A INGETEAM forneceu seis inversores fotovoltaicos, cada um com 175 kW de potência, que convertem em Corrente Alternada a eletricidade que produzem em Corrente Contínua, os 4,080 painéis solares instalados, de 250 W cada um. O sistema conta também com uma estrutura de suporte que varia a inclinação dos painéis em 15º, 30º e 45º, para se poderem adaptar às variações do ângulo de incidência dos raios solares segundo a estação do ano. A eletricidade gerada é direcionada para edifícios públicos da província de San Luis, na zona central do país. A empresa Coradir forneceu a iluminação LED de baixo consumo, o sistema de videovigilância de elevada resolução e o software SCADA para a monitorização da instalação. Este fornecimento de equipamentos supõe o começo da atividade da INGETEAM no negócio solar fotovoltaico argentino. A província de San Luis prevê instalar 3 GW de potência fotovoltaica até ao ano de 2030, por isso a INGETEAM pretende ampliar o fornecimento de equipamentos na região durante os próximos anos. De facto, recentemente, foi aprovado um Projeto de Lei de Promoção e Desenvolvimento de Energias Renováveis para a província de San Luis, que integra o Plano Estratégico de Energia 2012-2025.

Os inversores da INGETEAM, da série INGECON SUN Power, encontram-se entre os equipamentos com um maior índice de eficiência do mercado, uma vez que alcançam até 98,9%. Na Argentina foram instalados seis inversores do modelo INGECON SUN 175TL B275, todos sincronizados através de fibra ótica ao mesmo enrolamento do transformador de Média e Baixa Tensão. Estes equipamentos fornecem uma potência de saída de 175 kW a uma tensão de 275 Vac. A INGETEAM forneceu mais de 4 GW de inversores fotovoltaicos aos seus clientes em todo o mundo, reafirmando a sua posição como um dos principais fabricantes de inversores solares.

www.ingeteam.com