APESF organiza conferência sobre Geração Fotovoltaica Distribuída

A APESF está a organizar uma conferência sobre Geração Fotovoltaica Distribuída, na sequência da recente publicação do Decreto-Lei 153/2014. O evento irá decorrer no Centro de Congressos de Lisboa, na Associação Industrial Portuguesa na Junqueira, Lisboa, a 29 de janeiro e conta com a colaboração da “renováveis magazine” enquanto media partner. A conferência conta com a participação de personalidades e especialistas de reconhecida competência que contribuirão para a qualidade da informação a transmitir nas diversas intervenções e respetivos debates.

Carlos Sampaio da APESF receberá os participantes no evento começando por contextualizar o objetivo e a necessidade de existência deste seminário. Artur Trindade, Secretário de Estado da Energia abordará o recente Decreto-Lei e as propostas do governo atual relativamente ao autoconsumo; seguir-se-á João Carlos Mateus da PCTA que abordará as tendências e tecnologias para o autoconsumo. Manuel Matos do INESC TEC destacará o impacto do autoconsumo na rede elétrica (smart grid), e o panorama espanhol do setor fotovoltaico será apresentado por José Donoso da UNEF – Unión Española Fotovoltaica. A manhã do evento terminará com Alexandre Cruz da APESF que fará uma conclusão de tudo o que será discutido da parte da manhã.

O 2.º painel do evento terá como participantes Ana Arnedo da APESF e Carlos Almeida da DGEG que explicarão o regime jurídico da produção distribuída, Carlos Magno da DGEG destacará o Decreto-Lei 153-2014 e as respetivas portarias, Pedro Pereira da EEGO/REN falará sobre as garantias de origem e Rui Cabral da ANREEE abordou a aplicação do ECOVALOR. A fechar o dia haverá uma mesa redonda sobre a oportunidade do autoconsumo, moderada por António Vallera e com representantes: dos fabricantes com Rui Lobo da Open Renewables, dos consumidores com Ricardo Pereira da DECO, dos distribuidores de energia com Ricardo Prata da EDP, da entidade financeira com Paulo Sena Esteves do Banco Carregosa, e das associações do setor com Carlos Sampaio da APESF. O evento terminará com um pequeno debate e conclusões por Carlos Silva da APESF.

www.apesf.pt