Seminário “IEC 61439 – Novo Standard para Instalações Elétricas de Baixa Tensão”

A Rittal irá realizar no próximo dia 19 de maio, na Ordem dos Engenheiros, em Coimbra, um seminário técnico que tem como objetivo a divulgação e debate sobre a Norma IEC 61439.

Trata-se de um novo standard, aliando a inovação à tecnologia, permite o controlo da produção de equipamentos elétricos de montagem em quadros elétricos de baixa tensão. Além da preservação da segurança e proteção das pessoas e das instalações elétricas, o novo standard procura a simplificação e uniformização do processo de montagem, clarificando os tipos de verificações que devem ser realizadas pelas entidades envolventes, define os requisitos e regras aplicáveis na verificação de ligações elétricas dos equipamentos em sistema, visando de igual forma a preservação e continuidade de serviço bem como a compatibilidade eletromagnética.

O software Power Engineering é uma ferramenta de apoio, essencial aos eletrotécnicos, nomeadamente às empresas produtoras de quadros elétricos e é disponibilizada gratuitamente pela Rittal Portugal. Através deste software é possível projetar mecanicamente o envolvente metálico, definir a compartimentação, Form 1a a 4b, e respetivo sistemas de barramentos, tudo de acordo com a nova norma IEC 61439. No final do projeto, o programa emite um relatório de conformidade com a norma, o qual é usado para acompanhamento da solução até à instalação e passa a fazer parte integrante da mesma. Serve também para comprovar a conformidade perante as autoridades de fiscalização.

O Seminário tem início marcado para as 14:30h e terá como orador David Cascan, gestor de produto de distribuição de energia Rittal, com o intuito de apresentar e clarificar as alterações ocorridas com a atualização da norma, bem como as implicações futuras em projetos.

www.rittal.pt