SEW-EURODRIVE Portugal: 25 anos de sucesso

O projeto SEW-EURODRIVE Portugal começou em julho de 1990, no piso térreo de um edifício de habitação na vila da Mealhada. Nessa altura, com apenas 3 colaboradores e sem meios para a montagem e serviço dos equipamentos da gama de produtos SEW, poucos imaginariam que, 25 anos volvidos, a SEW-EURODRIVE Portugal atingisse o sucesso e a capacidade que a tornaram numa referência incontestada do mercado português de acionamentos. Para este enorme progresso muito contribuiu a visão partilhada e audaz do fundador da SEW-EURODRIVE Portugal, Eng.º Fernando Barroso. Desde a sua origem que o projeto SEW-EURODRIVE Portugal é ambicioso e aposta no dinamismo, esforço de modernização e determinação de desenvolvimento da indústria portuguesa, em particular a indústria de bens de equipamento.

A localização para implantação da sede e do estabelecimento de montagem foi escolhida com todo o rigor: dista apenas 5 kms da autoestrada que liga as principais cidades, Lisboa e Porto, o que garante uma acessibilidade fácil e rápida dos parceiros de negócio às instalações e, paralelamente, assegura uma distribuição eficaz dos equipamentos para todo o país. Adicionalmente, o Pólo Tecnológico da Universidade de Coimbra, fundado no século XIII e uma das mais antigas da Europa, dista apenas 20 kms, o que permite uma cooperação próxima no desenvolvimento de novas soluções e na formação. A apenas 20 kms do Oceano Atlântico e das suas vastas praias, a região da Bairrada é conhecida pela sua produção de vinhos de elevada qualidade e pelo não menos famoso leitão. Está assim criado um cenário adequado para a receção de clientes e realização de eventos temáticos com a indústria. Ao longo destes 25 anos a empresa participou ativamente em inúmeros projetos de inovação e desenvolvimento nos mais variados setores industriais, que contribuíram para a melhoria da competitividade e do desempenho económico dos seus parceiros de negócio. Complementando as instalações da Mealhada estão também ao dispor dos parceiros de negócio, o Centro de Assistência Técnica de Lisboa e o Escritório Técnico do Porto. Com esta distribuição geográfica a SEW-EURODRIVE Portugal reforça a sua proximidade às principais zonas industriais e pólos tecnológicos nacionais.

Como consequência do contínuo investimento na modernização e expansão das suas instalações e em equipamentos de apoio à produção, a SEW-EURODRIVE Portugal inaugurou, em outubro de 2013, o seu novo edifício sede, que acolhe todos os serviços centrais e a DriveAcademy®. Num lote de terreno de 14 000 m2, os edifícios de escritórios e produção ocupam uma área coberta de quase 4000 m2 e trabalham 37 dos 45 colaboradores que constituem a equipa SEW em Portugal. A distinção, pelo 2.º ano consecutivo, com o prémio das 100 Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal traduz a aposta contínua que a SEW-EURODRIVE Portugal faz no desenvolvimento dos seus colaboradores, assim como espelha bem o acerto das políticas de gestão de recursos humanos adotadas. Afinal, são os colaboradores que representam o maior ativo e que fazem a diferença diariamente na satisfação das necessidades dos clientes. O compromisso incondicional com as políticas de proteção ambiental e de responsabilidade social tornam a marca SEW uma referência no desenvolvimento sustentável em Portugal. Nuno Saraiva, Diretor-Geral da empresa, explica que a SEW-EURODRIVE representa a resposta mais rápida e breve: “somos uma empresa que combina 6 caraterísticas – movimento, tradição, inovação, qualidade, serviço e, não menos importante, colaboradores com paixão – para obter um resultado: o sucesso.”

www.sew-eurodrive.pt