SEW-EURODRIVE Portugal: módulo de regeneração de potência – MOVIAXIS® MXR81

A SEW-EURODRIVE expandiu o seu sistema de servo-controladores multi-eixo MOVIAXIS® com o módulo central de regeneração de energia MXR81. Trata-se de uma solução de custo otimizado para recuperar a energia a partir dos movimentos de desaceleração e travagem, e devolvê-la ao sistema. O consumo de energia foi um dos principais focos de atenção no processo de desenvolvimento do sistema de servo-controladores multi-eixo MOVIAXIS®. O resultado é a possibilidade de regenerar a energia gerada nas operações de desaceleração e travagem para reduzir o consumo global de energia, otimizando as soluções de acionamento e, com isso, reduzir custos.

A SEW-EURODRIVE introduziu o novo módulo de regeneração de energia MOVIAXIS® MXR81 para recuperar a energia de travagem. Em função das caraterísticas do sistema de alimentação, os projetistas de sistemas podem escolher entre o módulo de regeneração sinusoidal MXR80 e o mais recente módulo de regeneração em forma de bloco MXR81. Este novo módulo conta com componentes de custos otimizados como os filtros e indutâncias. Esta solução tem também componentes mais pequenos, que reduzem o espaço de instalação necessário para todo o sistema. Os módulos de regeneração de energia podem ser selecionados com base nos requisitos e caraterísticas da rede elétrica. O módulo MXR81 fornece corrente em forma de bloco no sistema de alimentação enquanto o módulo MXR80 fornece corrente sinusoidal sincronizada com a resposta de fase da tensão da linha. Para minimizar a perturbação da rede durante a recuperação da energia, esta só é ativada em modo regenerativo. A função de recuperação de energia é automaticamente desativada durante o standby ou quando o motor está em carga, e assim, reduz-se significativamente a perturbação da rede.

Em combinação com o novo módulo regenerativo MXR81, são disponibilizadas soluções otimizadas do ponto de vista dos custos para sistemas de alimentação fixos. Em redes de menor qualidade, o módulo regenerativo MXR80 pode assegurar a qualidade de alimentação requerida. A SEW-EURODRIVE tem a solução adequada e económica para cada sistema de alimentação. Os dois módulos estão disponíveis com as potências de 50 kW e 75 kW para o servo-controlador multi-eixo MOVIAXIS®.

www.sew-eurodrive.pt