4.º Simpósio IPES

O IPES – Instituto Português de Energia Solar vai organizar o 4.º Simpósio IPES nos dias 24 e 25 de setembro de 2018. O Simpósio irá encerrar com a inauguração do campo de concentradores solares parabólicos (3,6 MWth), na Plataforma de Sais Fundidos de Évora (EMSP -Évora Molten Salt Platform). O projeto é fruto do trabalho da Universidade de Évora e do DLR com um consorcio de empresas que inclui a TSK FLAGSOL, Eltherm, Eskom, Steimuller Engineering e Yara, tendo sido financiado pelo Governo alemão para este fim.

Esta inauguração contará possivelmente com a presença do Comissário Europeu para a Inovação (Carlos Moedas), com o Ministro da Ciência e Tecnologia (Manuel Heitor) e outros representantes governamentais (dos Governos de Portugal e da Alemanha) bem como do consórcio do projeto. Em comunicado enviado às redações, a organização espera que este seja o inicio de um novo capítulo na política energética nacional e que leve o país a recorrer à energia solar de concentração com armazenamento de energia sob a forma de calor, para um grande número de aplicações, incluindo a produção de eletricidade por via solar térmica, centralizada e despachável.

O painel de oradores contará com um conjunto de especialistas nacionais e internacionais. O Simpósio irá promover a discussão e tomada de conclusões relativas a uma futura política energética nacional para a energia solar, através de painéis de debate.