Bosch testa combustível diesel totalmente renovável

Desde o início de novembro, os carros que são utilizados pelos membros do conselho de administração da Robert Bosch GmbH operam com diesel totalmente renovável. Conhecido como C.A.R.E. diesel, este combustível é sintetizado principalmente a partir de produtos derivados e materiais residuais. O fornecedor deste produto, a Toolfuel, afirma que o C.A.R.E. diesel reduz as emissões de CO2 desses carros em cerca de dois terços, ou 65%, do poço às rodas.

Combustíveis renováveis e sintéticos podem contribuir muito para limitar o aquecimento global. A sua utilização tem um impacto ecológico muito mais rápido do que a substituição dos veículos e das infraestruturas, uma vez que as estações de abastecimento existentes podem permanecer em operação”, afirma Volkmar Denner, CEO da Robert Bosch GmbH. Segundo o mesmo, as consequências são claras: “os combustíveis sintéticos e renováveis devem ser considerados na regulamentação da frota de CO2 para carros de passeio e camiões.” Tendo em conta que o C.A.R.E. diesel tem ainda de ser incluído na lei alemã relativa à prevenção da poluição do ar, não está, por isso, atualmente disponível nos habituais postos de abastecimento.

O C.A.R.E. diesel é um combustível totalmente renovável feito principalmente de produtos derivados e resíduos, óleos reciclados e gordura. Não contém diesel convencional – ou seja, combustível fóssil.