Projetos apoiados pela Acredita Portugal faturam entre 0,34% e 0,73% do PIB português

Acredita Portugal
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Durante a 9.ª edição do Concurso de Empreendedorismo Montepio Acredita Portugal, a associação avaliou o impacto da iniciativa na economia portuguesa e traçou um perfil aos mais de 80 000 projetos já apoiados. Entre as conclusões do inquérito destaca-se o caráter positivo da passagem pelo concurso: 59% reconhece a importância de terem apresentado a sua ideia de negócio e 22% dos projetos lançados – um total estimado de 17 745 – encontram-se ativos.

A Caixa Económica Montepio Geral é, desde 2017, o naming sponsor do concurso e patrocinador da categoria de empreendedorismo social, uma das áreas com maior crescimento com 2050 candidaturas submetidas na edição anterior. Estima-se que os projetos já apoiados pela Acredita Portugal faturem anualmente entre 655 milhões de euros e 1415 milhões de euros, o que representa entre 0,34% e 0,73% do PIB português. A grande maioria – 90% – conseguiu atingir o nível de faturação atual sem qualquer tipo de investimento externo. Este é, aliás, o principal desafio identificado nesta análise. Entre obstáculos como a falta de tempo, a dificuldade para formar uma equipa ou para lidar com a burocracia, a dificuldade em obter financiamento surge como o principal constrangimento, algo que se verifica quer para os projetos no ativo (49%), para os projetos em desenvolvimento (64%) e para os que foram abandonados (46%). O apoio e mentoring disponibilizados ao longo das fases de desenvolvimento das ideias são relevantes, com os candidatos a referirem-se à estruturação da ideia – através de uma metodologia pedagógica e interativa que aborda oportunidades de negócio, testes de conceito, planos de marketing e negócio – e a aprendizagem sobre conceitos associados ao empreendedorismo como duas das vantagens mais notórias retiradas da participação no concurso.

Promovido pela Acredita Portugal e Caixa Económica Montepio Geral (CEMG), este é o maior concurso de empreendedorismo de Portugal e o segundo maior a nível mundial, e tem como objetivos identificar, desenvolver e premiar ideias e projetos de diferentes setores como o empreendedorismo social, mobilidade e tecnologia, aceitando ideias de qualquer área. A iniciativa pretende apoiar qualquer pessoa com uma ideia de negócio, independentemente da idade, nível de formação e localização no território nacional, apoiando projetos promissores com know-how especializado para o seu desenvolvimento e avaliação. Os melhores projetos têm contacto direto com investidores, especialistas e mentores, assim como o acesso a formação personalizada e a oportunidade de integrar um programa de pré-aceleração. O processo de seleção começa pela análise do mercado e do modelo de negócio das centenas de ideias a concurso, depois os candidatos passam por etapas sucessivas de desenvolvimento, análise do plano de marketing e plano financeiro até à apresentação do projeto em formato de pitch, onde são eleitos os vencedores de cada categoria.