Nova solução da SKF oferece benefícios de monitorização da condição para aplicações mais amplas, com o SKF Multilog IMx-16Plus

SKF Portugal – Rolamentos, Lda.
Tel.: +351 214 247 000 · Fax: +351 214 173 650
skf.portugal@skf.com · www.skf.pt

Com a manutenção com base na condição, muitas vezes reservada apenas para os ativos mais críticos, a SKF lançou uma solução que pode levar a monitorização da condição a aplicações que anteriormente estavam fora de alcance. A SKF expandiu ainda mais a sua oferta de monitorização da condição com um sistema compacto, a preços competitivos, que é flexível o suficiente para ser usado numa grande variedade de aplicações e indústrias. O SKF Multilog IMx-16Plus ajudará ainda mais utilizadores de equipamentos rotativos a reduzir o tempo de paragem não programada da máquina, melhorar a disponibilidade de ativos e otimizar a operação dos equipamentos.

A monitorização da condição tem sido historicamente restrita aos ativos mais críticos. No entanto, o SKF Multilog IMx-16Plus, que é baseado no já comprovado SKF Multilog IMx-8, permite que a manutenção seja integrada em aplicações que antes seriam muito dispendiosas para serem consideradas. Com a capacidade de monitorizar tudo, desde um equipamento único a uma fábrica inteira a partir de um local central, o SKF Multilog IMx-16Plus integra-se facilmente com outros dispositivos (como o IMx-8) para permitir uma maior implementação. O SKF Multilog IMx-16Plus possui conetividade integrada via dados móveis (GPRS e LTE) ou Ethernet (RJ45 ou wi-fi). Conta, igualmente, com 16 entradas analógicas – tipicamente para sensores de vibração, com a opção de acomodar até 8 sensores de temperatura conetados diretamente, também possui 4 canais digitais, para entradas de sensores de velocidade.

O sistema recebe sinais de monitorização da condição – de sensores de vibração ou temperatura, por exemplo – para oferecer uma deteção antecipada de falhas em setores como energia eólica, marítimo, processamento e máquinas-ferramenta, o que permite monitorizar todos os tipos de ativos rotativos, desde bombas e motores até ventiladores e compressores. Freddy Hernández, Gestor de Linha de Produtos, Sistemas de Vigilância da SKF comenta: “Maior disponibilidade de ativos é essencial para uma produção eficiente. O SKF Multilog IMx-16Plus ajuda os utilizadores finais a alcançar isso, fornecendo um aviso antecipado de possíveis problemas. O sistema é flexível o suficiente para se adaptar a muitos ambientes e condições de processo, permitindo que este seja usado em vários setores. O produto também está em constante desenvolvimento, dando aos utilizadores a oportunidade de se atualizarem constantemente com novas funcionalidades melhoradas.”