EDP lança desafio com problemas reais de parques eólicos

A EDP está a desafiar estudantes, académicos, startups e a comunidade tecnológica a avaliar os dados operacionais das suas centrais e a resolver desafios associados ao negócio da energia. Até 01 de maio os interessados podem desenvolver um modelo que preveja quando é que as turbinas eólicas poderão falhar, para antecipar os momentos de manutenção e, assim, diminuir as paragens dos parques de produção de energia renovável. Quando terminar o prazo para apresentar soluções, os melhores participantes terão oportunidade de apresentar os seus projetos à equipa da EDP.

O desafio de manutenção preditiva está disponível na plataforma online EDP Open Data (https://opendata.edp.com), lançada recentemente pela empresa para disponibilizar os dados operacionais de vários negócios em que opera. O EDP Open Data disponibiliza para os dados técnicos de alguns parques da EDP Renováveis, eólicos e solares, e qualquer pessoa pode ver e analisar a produção de energia limpa, a disponibilidade das turbinas e painéis, as condições meteorológicas e outros dados técnicos.

O vencedor deste desafio ganhará um prémio de 5 mil euros. E os participantes terão oportunidade de ter acesso a dados muito procurados pela comunidade académica e tecnológica, essenciais para desenvolver novos projetos sobre o negócio na área da energia. A EDP consegue, assim, estar mais perto da comunidade científica e identificar pessoas e empresas com potencial para a criação de novas ferramentas e soluções baseadas, entre outras, em inteligência artificial. O objetivo da plataforma EDP Open Data é, em breve, disponibilizar dados de outras unidades de negócio do grupo, que está presente em 16 países, na geração, distribuição e comercialização de energia. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta