SKF: pequenos pormenores otimizam os equipamentos

SKF Portugal – Rolamentos, Lda.
Tel.: +351 214 247 000 · Fax: +351 214 173 650
skf.portugal@skf.com · www.skf.pt

A SKF continua a desenvolver e a inovar com a nova geração premium de chumaceiras SNL. Todos os dias seguimos em constantemente movimento e evolução, pelo que é fundamental continuar a aumentar o desempenho, a eficiência e a vida útil dos equipamentos com o máximo de fiabilidade.

Uma vez que a lubrificação continua a apresentar um papel preponderante no funcionamento de um equipamento, e que representa uma parte muito significativa nas falhas prematuras dos rolamentos, que em algumas indústrias podem inclusive ser superior a 40%, otimizou-se os mais pequenos detalhes para aumentar a fiabilidade e consequente disponibilidade dos equipamentos. Para tal, a SKF desenvolveu e otimizou, uma vez mais, os seus suportes bipartidos, as chumaceiras SNL que fabricadas segundo a Norma ISO 113:2010, mantêm as mesmas dimensões sendo totalmente intercambiáveis com as gamas anteriores (SNH, SNL, SE). O objetivo é uniformizar a gama atual das SE e SNL numa nova SNL.

A transição das chumaceiras SE para as novas SNL será feita de forma gradual e faseada. Internamente foi redesenhada a flange que otimiza e direciona a massa diretamente para o rolamento, em caso de lubrificação lateral. No interior da chumaceira SNL, foram realçadas as marcas que indicam o nível de massa inicial mais adequado, 20% a 40% do espaço livre entre o rolamento e a caixa. Nesta nova versão de chumaceiras SNL o furo de escape de massa é reposicionado, lateralmente, e é horizontal roscado à semelhança das SE. Esta opção pode ser solicitada com 1 ou 2 furos, sendo que para 1 se usa o sufixo “V” (SNL…V) e para 2 posicionados em faces opostas o sufixo “VU” (SNL…VU). Outros pequenos, mas significantes, melhoramentos fazem desta a mais desenvolvida chumaceira que se realizou até então.