Siemens inaugura núcleo tecnológico nas suas instalações no Porto

Siemens, S.A.
Tel.: +351 214 178 000 · Fax: +351 214 178 044
www.siemens.pt

Siemens Portugal inaugurou no dia 09 de julhodois novos centros de apoio ao desenvolvimento de projetos nas áreas da digitalização e dos edifícios inteligentes, localizados nas suas instalações noFreixieiro, no Porto, que completaram nesse mesmo dia 25 anos. A aposta da Siemens na criação de centros de experimentação e de laboratórios aplicacionais, através destes novos i-Experience Center 4.0 Solutions & Service Center, pretende fomentar a capacitação de recursos humanos e o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias nas áreas da indústria e tecnologias para edifícios.

Estas duas estruturas tecnológicas fazem parte do plano de investimento que a Siemens anunciou em 2018: 25 milhões de euros para a digitalização do país até 2020. E a concretização deste i-Experience Center 4.0 é mais uma medida do programa do governo Indústria 4.0. O núcleo tecnológico ambiciona ser um espaço de co-criação e ideação que impulsiona as parcerias com empresas, academia estartups locais e disponibilizar tecnologia de simulação para que possam ser desenvolvidos projetos de valor acrescentado para o país. A aposta no Freixieiro deve-se à importância da região norte para a Siemens, até porque quase 44% dos clientes são desta zona com quase 35% da faturação e cerca de 40% do volume de negócio da empresa oriundos de empresas do norte.

O i-Experience Center 4.0 é uma incubadora de soluções digitais, que promove diversas iniciativas destinadas à modernização da indústria. Todo o processo de criação está assente em MindSphere, o sistema operativo aberto da Siemens para a Internet das Coisas, baseado na cloud. Através desta solução, todos os produtos, instalações, processos e equipamentos que compõem o processo produtivo ficam conectados entre si, permitindo uma análise rápida e eficaz de grandes quantidades de dados e uma tomada de decisão melhor fundamentada. O Solutions & Service Center é um laboratório aplicacional para o desenvolvimento e implementação de soluções inteligentes para edifícios, nomeadamente proteção contra incêndios, segurança, automação, eficiência energética, segurança da informação e monitorização dos mesmos.