igus: um Buggy Solar com cabos chainflex a bordo

igus®, Lda.
Tel.: +351 226 109 000 · Fax: +351 228 328 321
info@igus.pt · www.igus.pt
pt.linkedin.com/company/igus-portugal
www.facebook.com/IgusPortugal

Desde o início de 2016, 16 alunos da Universidade de Bochum têm estado a desenvolver e a construir autonomamente um veículo todo-o-terreno movido a energia solar. A equipa desenhou e desenvolveu, autonomamente, o seu Buggy Solar “Froggee” para superar as condições mais adversas para veículos todo-o-terreno, areia e dunas, sem problemas. O objetivo do projeto é bater o recorde de uma equipa australiana pela travessia mais rápida do Deserto de Simpson com um veículo todo-o-terreno movido a energia solar, o que significa uma distância de 360 km ao longo da “linha francesa” de Purni Bore a Birdsville. No teto do Buggy Solar estão fixados painéis solares numa área total de 2,5 m2.

Assim, todos os componentes do Buggy Solar têm de suportar grandes exigências e apresentar um peso reduzido. Isto aplica-se em especial aos cabos elétricos chainflex, utilizados para ligar os controladores aos motores elétricos, no acionamento do veículo e para a cablagem interna dos contactores. A combinação do diâmetro e peso reduzidos com a máxima durabilidade mecânica é o ponto forte dos cabos igus. Os cabos de servomotor no Buggy Solar apresentam uma estrutura dos condutores que assegura uma elevada capacidade de transporte de corrente e elevada resistência às cargas mecânicas resultantes do movimento e da vibração, para não haver interrupções na alimentação elétrica.

A igus fornece os cabos de servomotor chainflex com ou sem um revestimento interior. Consoante o tipo, são retardantes de chama, resistentes a fluidos refrigerantes e a óleos, e flexíveis com baixas temperaturas. Originalmente, os cabos foram desenhados para uma utilização em calhas articuladas. Sendo testados sob condições reais no laboratório da igus, garantem a máxima duração de vida e fiabilidade em funcionamento. No caso do Buggy Solar, os cabos de servomotor CF270.UL.350.01.D selecionados suportam raios de curvatura em espaços de instalação reduzidos até 7,5 x d. Graças ao seu revestimento exterior em PUR, são resistentes a óleos e lubrificantes, isentos de halogéneos e silicone, e retardantes de chama.