SEW-EURODRIVE: conversores de frequência MOVITRAC® LT alimentados por painéis solares

SEW-EURODRIVE Portugal
Tel.: +351 231 209 670 
infosew@sew-eurodrive.pt · www.sew-eurodrive.pt

Os conversores de frequência MOVITRAC® LTE-B+ e MOVITRAC® LTP-B podem ser alimentados a partir de painéis solares. Para obter o ponto de máxima potência (MPPT) dos painéis solares, é necessário que estes operem na sua tensão ótima.

As pré-condições passam por ser unidades de 1×230 V / 3×230 V com uma tensão ótima dos painéis solares (300 VCC), tensão mínima do DC-Link (240 VCC), tensão máxima do DC-Link (390 VCC) e tensão a partir da qual o conversor de frequência entra em falha (418 VCC); e por por unidades de 3×400 V com uma tensão ótima dos painéis solares (700 VCC), tensão mínima do DC-Link (480 VCC), tensão máxima do DC-Link (780 VCC) e tensão a partir da qual o conversor de frequência entra em falha (835 VCC).

A principal aplicação dos conversores de frequência alimentados por painéis solares são as bombas de água, frequentemente designadas por bombas solares. Existem, fundamentalmente, em regiões sem abastecimento de energia elétrica da rede e têm como objetivo fornecer água para a população ou para atividades agrícolas. Estas são aplicações relativamente simples, em que apenas são necessários painéis solares, bombas e conversores de frequência.