ABB desinveste do negócio de inversores solares

ABB, S.A.
Tel.: +351 214 256 000 · Fax: +351 214 256 247
comunicacao-corporativa@pt.abb.com · www.abb.pt

A ABB e a empresa italiana FIMER S.p.A assinaram a 09 de julho de 2019 um acordo para a FIMER adquirir o negócio de inversores solares da ABB. A transação reforçará as perspetivas do negócio dos inversores solares e permitirá que a ABB foque o seu portefólio noutros mercados em ascensão.

O negócio dos inversores solares da ABB tem cerca de 800 funcionários em mais de 30 países, com fábricas e centros de I&D localizados na Itália, Índia e Finlândia. Inclui o negócio Power-One que foi adquirido pela Divisão Discrete Automation and Motion da ABB em 2013. O negócio oferece um portefólio abrangente de produtos, sistemas e serviços para diferentes tipos de instalações solares. Atualmente está inserido no negócio Electrification da ABB com uma faturação de cerca 290 milhões de dólares em 2018. Ambas as empresas garantirão uma transição suave para clientes e funcionários, e a FIMER honrará todas as garantias e a ABB compensará a FIMER por assumir o negócio e o seu passivo.

Como resultado, a ABB prevê uma despesa não operacional depois de impostos de aproximadamente 430 milhões de dólares no 2.º trimestre de 2019 resultando num impacto nos resultados do 1.º semestre. Cerca de 75% desta despesa é representada por uma saída de caixa de pagamentos à FIMER desde a data de fecho do negócio até 2025. A ABB espera até 40 milhões de custos relacionados com o carve-out a partir do 2.º semestre de 2019. Com o fecho da transação, a ABB espera que a margem de EBITA operacional do negócio Electrification seja impactada positivamente por um pouco mais de 50 pontos base, suportando o progresso do negócio em direção à sua margem-alvo de 15-19%. A conclusão é esperada no 1.º trimestre de 2020 e estará sujeita a determinadas condições, incluindo a conclusão do carve-out e consulta prévia com os órgãos representativos dos trabalhadores.