Bresimar Automação: série BLE2 – motor brushless e driver

Bresimar Automação, S.A.
Tel.: +351 234 303 320 · Tlm.: +351 939 992 222
bresimar@bresimar.pt · www.bresimar.com

Os modelos da série BLE foram totalmente renovados. O motor, o driver e o cabo foram redesenhados, mantendo as vantagens dos motores DC sem escovas, o que torna a série BLE2 muito funcional e de fácil utilização. Uma combinação compacta sem precedentes, alta potência e alta eficiência. A revisão da estrutura do motor tornou-o ainda mais compacto, além de aumentar a potência e a eficiência. O driver vem com um display digital que permite uma simples configuração da velocidade através de um potenciómetro. Além disso, os cabos de alimentação vêm agora com a opção de escolher a orientação da saída do cabo com um comprimento máxima de 20 metros.

O painel de controlo com display digital está instalado na face frontal da unidade. Os dados operacionais e os parâmetros podem ser definidos através das teclas de operação ou via software configuração MEXE02. A ligação e conexão são rápidas e precisas através da utilização de um conetor tipo mola que permite uma ligação rápida e precisa. A série BLE2 é resistente à água segundo a IEC 60529 e IEC 60034-5 e este novo tipo de conetor que integra a junta com O-ring, resulta num grau de proteção IP66 no motor e no conetor, permitindo que este seja usado em ambientes húmidos e onde o dispositivo esteja em contacto direto com água. E a alavanca de fecho dos conetores não requer uma ligação de rosca, o que permite uma fácil conexão.

No conetor é utilizado o veio do motor, com aço inoxidável EURONORM X 10 CrNiS 18 9, e ótimas propriedades anti-corrosivas. O aço inoxidável também é usado no escatel e parafusos de instalação. A precisão da instalação entre o motor e o redutor foi melhorada com a maquinação de uma guia que garante a correta assemblagem entre motor e redutor. Uma vez que a combinação motor + redutor vem pré-montada, é rápido e simples de acoplar diretamente a um sistema.

Estão disponíveis 2 tipos de cabos de ligação com base na direção desejável para a saída do cabo. Como o cabo de alimentação pode ser usado para conetar o motor e o driver diretamente, com uma distância máxima de 20 metros, não há necessidade de conetores especiais. Os motores brushless DC – sem escovas – ao contrário dos motores DC com escovas, permitem uma operação mais silenciosa e livre de manutenção. Como a série BLE2 possui um íman permanente, permite um design compacto com alta potência e alta eficiência. Possui funções de operação como controlo de velocidade, limitação de binário, tempo de aceleração/desaceleração, multivelocidade e sincronismo de velocidade entre motores (máximo 20 motores). Um sistema de simples configuração usando o software de comissionamento MEXE02.