Weidmüller: dispositivo de teste VARITECTOR TEST II

Weidmüller – Sistemas de Interface, S.A.
Tel.: +351 214 459 191 · Fax: +351 214 455 871
weidmuller@weidmuller.pt · www.weidmuller.pt

A função de proteção contra sobretensão, quando ativada, garante uma proteção fiável de dispositivos e sistemas. A IEC 62305/VDE 0185-305 requer testes regulares de dispositivos de proteção contra sobretensões. Isto aplica-se a todos os dispositivos, especialmente na construção de infraestruturas.

A função dos dispositivos de proteção contra sobretensões pode ser testada com o V-TEST II. O prático dispositivo alimentado por bateria deteta o tipo de proteção contra sobretensão e verifica automaticamente se o módulo está no final da sua vida útil. Por isso o seu sistema permanece em funcionamento, evitando custos de serviço. O V-TEST II é fácil de utilizar, tendo um robusto armário e um dispositivo de carregamento. Possui um display colorido TFT de elevada qualidade e pode ser operado intuitivamente através de um ecrã tátil. As principais vantagens passam por ser um dispositivo de teste portátil que funciona com uma bateria, possui ainda um flexível adaptador plug-in para um teste de pára-raios, e uma ligação compacta com um mostrador.

A variante de proteção contra a sobretensão é detetada automaticamente pelo V-TEST II, levando a uma redução dos erros operacionais. O V-TEST é alimentado por baterias recarregáveis e por isso é independente da fonte de alimentação. A sua utilização flexível é muito relevante uma vez que os componentes de proteção contra as sobretensões são, geralmente, distribuídos em diferentes pontos do sistema. O V-TEST II testa todos os componentes utilizados nos dispositivos de proteção contra sobretensões, o que inclui tubos de descarga (GDT), varístores de óxido de metal (MOV) e pára-raios transitórios/díodo limitador de sobretensões transitórias (TVS).