Prémio Inovação Alemão para o VX25: sistema de armários de grandes dimensões da Rittal

Rittal Portugal
Tel.: +351 256 780 210 · Fax: +351 256 780 219
info@rittal.pt · www.rittal.pt

O VX25, sistema de armários de grandes dimensões da Rittal ganhou o Prémio Alemão de Inovação de 2019. O Conselho Alemão de Design homenageou o inovador sistema de armários a 28 de maio de 2019 como o vencedor na categoria “Excelência em Business to Business/Máquinas e Engenharia”.

Adequado para a Indústria 4.0 e premiado com o VX25, a Rittal lançou o primeiro sistema de armários projetado especificamente para aumentar a produtividade no fabrico de quadros elétricos e automação e nas cadeias de valor da Indústria 4.0.

O prémio reconhece a inovação centrada no utilizador

Com o prémio Alemão de Inovação (German Innovation Award), o Conselho de Design Alemão (German Design Council, criado pelo Parlamento da Alemanha, o Bundestag) homenageia inovações pioneiras que estão a ter um impacto duradouro e a oferecer valor agregado aos utilizadores. Quase 700 submissões internacionais foram recebidas. Os vencedores foram escolhidos por um júri de classe mundial incluindo físicos, consultores de patentes, cientistas da computação, especialistas em financiamento, designers de produtos, historiadores de tecnologia e profissionais de marketing.

“O foco no utilizador representa a chave para a avaliação das inovações apresentadas. É a caraterística distintiva do German Innovation Award”, explicou Andrej Kupetz, Gerente Geral do German Design Council. “É particularmente bem-sucedido quando os futuros utilizadores estão envolvidos no estágio inicial de desenvolvimento e design dos produtos.”

O vencedor: sistema de armários para cadeias de processos digitais

“Estamos muito satisfeitos que uma instituição tão prestigiada como o German Design Council tenha honrado o poder inovador do nosso VX25 com este prémio. Especificamente, o foco principal do júri na centralização no utilizador coincide, precisamente, com a abordagem da Rittal no desenvolvimento de produtos. O sucesso do sistema, o feedback dos nossos clientes e honras, como este prémio, provam também que estamos no caminho certo”, acrescentou o Thomas Steffen, Diretor de Pesquisa e

Desenvolvimento da Rittal

“O diálogo intensivo com os clientes foi crucial no desenvolvimento deste sistema de armários de grandes dimensões. Criadores e analistas conduziram um estudo de utilização científica em grande escala que monitorizava as operações diárias em empresas de fabrico de quadros elétricos e de automação. O VX25 foi projetado como os fabricantes de armários pensam – em funções e processos”, acrescentou Thomas Steffen.

O VX25 oferece a mais alta qualidade e consistência de dados possíveis, redução de complexidade, economia de tempo e para além disso, uma montagem segura. Mais de 25 direitos de propriedade registados, demonstram o alto nível de inovação envolvido.

O lançamento do premiado sistema de armários de grandes dimensões foi um marco que foi seguido pela nova série de caixas pequenas e compactas AX.KX. Com a linha de unidades de climatização Blue e+, que já havia sido apresentada anteriormente, o nosso principal portefólio de produtos foi atualizado e está apto para a Indústria 4.0. Juntamente com a nossa empresa irmã EPLAN, estamos a pensar profundamente em toda a cadeia de valor da construção de quadros elétricos e de automação, e estamos a apoiar os nossos clientes com a otimização e digitalização”, concluiu Thomas Steffen.

Menção especial: Blue e+ unidades de climatização

A série de unidades de climatização Blue e+ também foi indicada para o prémio na mesma categoria do VX25. Foi dada uma “Menção Especial” na cerimónia de premiação. O Blue e+ tem sido o sistema de climatização industrial disponível comercialmente mais eficiente desde 2015. Ele funciona com uma nova combinação de tubo de calor e compressor. Os dados de aplicação mostram uma economia de energia média de 75% em comparação com os sistemas convencionais. Os desvios de temperatura mais baixos dentro do armário aumentam a vida útil dos componentes instalados. A interface IoT é predestinada para vários aplicativos da Indústria 4.0, incluindo a manutenção preditiva.

O organizador: o Conselho Alemão de Design

O Conselho Alemão de Design (Rat für Formgebung) foi criado por iniciativa do Bundestag alemão (o Parlamento Alemão) em 1953 e promovido pela Federação das Indústrias Alemãs (BDI). Há 66 anos, a fundação vem perseguindo o objetivo de promover a competitividade das empresas alemãs. O Conselho Alemão de Design, com as suas competições, exposições, conferências, seminários e publicações, está a contribuir decisivamente para a disseminação de conhecimento sobre design, inovação e marcas. Mais de 300 empresas alemãs e estrangeiras pertencem atualmente ao círculo de patronos.