Bicicletas elétricas do Politécnico de Leiria percorrem 100 000 km

Instituto Politécnico de Leiria/ESTG
Tel.: +351 244 820 300 · Fax: +351 244 820 310
www.estg.ipleiria.pt · servac@estg.ipleiria.pt

As bicicletas elétricas do Politécnico de Leiria já percorreram 100 000 km, evitando a emissão de cerca de 17 000 kg de dióxido de carbono na atmosfera, em Leiria, Marinha Grande, Peniche e Caldas da Rainha. O projeto U-Bike já serviu, desde junho de 2018, 382 utilizadores, entre estudantes, professores, investigadores e técnicos do Politécnico de Leiria, nos seus diversos campi.

“Este é para nós um marco muito relevante, porque mostra que a aposta do Politécnico de Leiria em disponibilizar meios de mobilidade suave, ambientalmente responsáveis e sustentáveis e que, simultaneamente, contribuem para reduzir a pressão automóvel nos diversos campi, foi uma excelente medida. A adesão da comunidade académica tem sido muito positiva, e isso é evidenciado com o alcançar desta meta pouco mais de um ano depois do projeto U-Bike atribuir as primeiras bicicletas”, considera Rui Pedrosa, Presidente do Politécnico de Leiria. Com o sucesso demonstrado pelo projeto U-Bike é o tempo de verificarmos o efeito de contágio positivo nos municípios da região de Leiria e Oeste com o aparecimento de programas de bike sharing abertos a todos os cidadãos, bem como intervenções de melhorias nas infraestruturas promotoras da utilização de bicicletas, nomeadamente nas ciclovias, dedicadas ou partilhadas”, afirma ainda Rui Pedrosa.

Com o projeto U-Bike o Politécnico de Leiria pretende sensibilizar a comunidade para a utilização de meios de transporte mais sustentáveis, reduzindo o impacto dos veículos motorizados nas cidades onde se localiza, e nos seus diversos campi, além de motivar a adoção de hábitos de vida mais saudáveis. Atualmente circulam no âmbito deste projeto 183 bicicletas elétricas em Leiria, Marinha Grande, Caldas da Rainha e Peniche.