Apresentação do primeiro modelo de vida útil de rolamentos híbridos mundial da SKF

SKF Portugal – Rolamentos, Lda.
Tel.: +351 214 247 000 · Fax: +351 214 173 650
skf.portugal@skf.com · www.skf.pt

A SKF desvendou um modelo pioneiro que, pela primeira vez, permite determinar de forma mais realista a vida útil de rolamentos híbridos. Denominado Modelo Generalizado de Vida Útil do Rolamento (GBLM – Generalized Bearing Life Model), o seu desenvolvimento irá garantir que os clientes e distribuidores SKF escolhem sempre o rolamento adequado para a sua aplicação. Até agora tem sido difícil para os engenheiros preverem se um rolamento híbrido irá ter um desempenho superior em relação a um rolamento com as esferas em aço numa determinada aplicação, ou se os possíveis benefícios possibilitados pelos rolamentos híbridos valem o investimento adicional que os mesmos exigem. As equações convencionais que os engenheiros utilizam para calcular a vida nominal de um rolamento não refletem o desempenho real dos desenhos híbridos.

Para corrigir este problema, em 2012 os engenheiros na SKF começaram a desenvolver o que seria o Modelo Generalizado de Vida Útil do Rolamento (Generalized Bearing Life Model) ou GBLM. Uma primeira versão do modelo foi apresentada na Hannover Messe em 2015, mas nesta fase o modelo ainda não estava pronto para efetuar cálculos para rolamentos híbridos. Para incorporar esta funcionalidade no GBLM, os cientistas e técnicos nas instalações da SKF na Holanda e na Áustria precisaram de mais 4 anos.

Ao utilizar o GBLM, os engenheiros SKF conseguiram determinar os benefícios reais que os rolamentos híbridos podem proporcionar. No caso de um rolamento instalado numa bomba com deficiências na lubrificação, por exemplo, a vida nominal de um rolamento híbrido pode ser até 8 vezes superior à de um equivalente de esferas em aço. Enquanto isso, para um rolamento instalado num compressor de parafuso que funcione com lubrificante contaminado, o híbrido oferece um tempo de vida nominal cem vezes superior ao de um rolamento de aço convencional. “A SKF esteve sempre na vanguarda do desenvolvimento de novos métodos para calcular a vida do rolamento”, afirma Guillermo Morales-Espejel, Cientista-Coordenador do Departamento de Desenvolvimento de Investigação e Tecnologia da SKF. “O GBLM representa um salto gigantesco para a ciência dos rolamentos e permitirá realizar melhores escolhas ao selecionar rolamentos para uma vasta variedade de aplicações.”

Atualmente, através da ferramenta SKF Bearing Select (Seleção de Rolamentos SKF), esta potencialidade encontra-se disponível para clientes e distribuidores SKF. A ferramenta SKF Bearing Select pode ser utilizada para modelar rolamentos fixos de esferas híbridos e rolamentos de rolos cilíndricos híbridos, e pode ser encontrada em www.skfbearingselect.com. Para ajudar os engenheiros de aplicação nos projetos de cliente, estão disponíveis cálculos mais avançados nas ferramentas de cálculo internas da SKF.