Schneider Electric e Lidl constroem maior microrrede industrial

Schneider Electric Portugal
Tel.: +351 217 507 100 · Fax: +351 217 507 101
pt-atendimento-cliente@schneider-electric.com · www.se.com/pt

A Schneider Electric fornece a maior microgrid industrial e um avançado sistema de automação de edifícios IoT, para o novo centro de distribuição do Lidl em Järvenpää, na Finlândia. Este centro de distribuição irá cobrir uma superfície de 60 000 m2, a maior da Finlândia e equivalente a 10 campos de futebol, e servirá os supermercados do sul da Finlândia que estará completamente operacional no início de 2019.

Graças à solução de microrrede da Schneider Electric, o centro de distribuição alcançará um elevado nível de eficiência energética, com base em energia 100% renovável. A solução inclui o EcoStruxure Microgrid Advisor, uma aplicação baseada na cloud com potentes ferramentas analíticas para controlar e otimizar as fontes de energia, com um rendimento sustentável e rentável da instalação. A microrrede irá incluir uma central elétrica de energia solar com 1600 painéis no telhado do edifício. E o calor recuperado do equipamento e dos sistemas de refrigeração do centro de distribuição será utilizado para satisfazer as necessidades energéticas do edifício e disponibilizado aos habitantes da localidade de Järvenpää, permitindo o aquecimento de água em cerca de 500 habitações. A microrrede do centro de distribuição será um sistema de baterias para o armazenamento da energia, desempenhando um papel importante na resposta aos picos de consumo e assegurando uma distribuição de energia contínua. Se a rede elétrica nacional ficar temporariamente sobrecarregada, é possível reduzir a quantidade de energia de rede consumida pelo centro de distribuição do Lidl, ativando a bateria. “Quando fizer muito frio, a rede finlandesa pode experimentar picos de consumo,” explica Simo Siitonen, Energy Management Manager do Lidl Finlândia. “O sistema de baterias para armazenamento da energia que está implementado no Lidl vai permitir que reajamos rapidamente a estes picos, ajudando a reduzir a carga da rede e garantindo que haja eletricidade suficiente para todos, na Finlândia.”

A plataforma de SaaS (software como serviço) EcoStruxure Microgrid Advisor foi concebida para simplificar a integração dos recursos de energia distribuída, permitindo aos gestores das instalações e aos operadores da microrrede recolher, prever e otimizar automaticamente o funcionamento dos recursos onsite, utilizando dados em tempo real e algoritmos preditivos de machine learning. Isto permitirá às equipas de gestão da energia do Lidl monitorizar e gerir o sistema de controlo da microrrede, a otimização da utilização de energia, a resposta à procura de energia e de calor, o armazenamento de energia, o sistema da central elétrica solar e os sistemas de aquecimento e refrigeração. Para que possa otimizar em tempo real, o sistema terá em conta o coeficiente de utilização, o preço, o consumo de eletricidade e as condições climáticas.