SKF: ainda se recorda dos rolamentos partidos?

SKF Portugal – Rolamentos, Lda.
Tel.: +351 214 247 000 · Fax: +351 214 173 650
skf.portugal@skf.com · www.skf.pt

Na Austrália, na indústria de exploração mineira foi instalado o primeiro rolamento autocompensador de rolos partido SKF Cooper. A instalação foi efetuada num equipamento com um veio com 380 mm de diâmetro, onde foi possível reduzir o tempo médio de intervenção (MTTR) em 50% (de 60 para 30 horas de trabalho). Esta redução representou uma poupança, em termos de produção, de cerca de 10 milhões de dólares.

O rolamento autocompensador de rolos partido SKF Cooper resulta da junção do conhecimento da SKF em rolamentos autocompensadores de rolos e do reconhecido e histórico rolamento de rolos partido SKF Cooper. Este novo rolamento está disponível em versão aberta ou vedada. A versão vedada permite aumentar significativamente o tempo de disponibilidade do equipamento (MTBF) e reduzir o consumo de massa lubrificante, quando se utiliza o já comprovado conceito de vedação 3 barreiras SKF. É também possível montar este rolamento nas chumaceiras SKF, tanto nas SNL, SNLD (sistema métrico), quer nas SAF, SAFD e SDAF (sistema imperial).

Tal como aconteceu no caso australiano, o desenho deste rolamento permite diminuir drasticamente o tempo de intervenção. Com a reparação in loco não é necessário desmontar o equipamento, nem qualquer acionamento ou redutor, evitando qualquer intervenção adicional que não seja o rolamento e a correção do alinhamento no arranque do equipamento, aumentando de forma significativa a disponibilidade dos equipamentos e permitindo reduzir igualmente, de forma significativa, as perdas de produção.

Se tem ou precisa de rolamentos autocompensadores de rolos da série 231 K com veios entre 240 mm e 450 mm esta será uma solução a considerar.