renováveis magazine

ADENE: etiqueta energética destaca solar térmico nas soluções de aquecimento

ADENE: etiqueta energética destaca solar térmico nas soluções de aquecimento

A etiqueta energética de aquecimento entrou em vigor há…

A etiqueta energética de aquecimento entrou em vigor há um ano para apoiar o consumidor na identificação dos aquecedores e sistemas de aquecimento mais eficientes no mercado. Esta etiqueta, com a etiqueta energética de presença obrigatória em vários eletrodomésticos, é muito relevante pela importância das soluções de aquecimento no desempenho energético das habitações. É uma peça de comunicação fundamental no apoio à decisão de aquisição de soluções mais eficientes, com menor consumo energético, menor impacto ambiental e menores custos na fatura energética. “A etiqueta energética é uma ótima ferramenta e de fácil compreensão que permite ao consumidor tomar decisões mais conscientes relativamente ao seu novo sistema de aquecimento” afirma Robin Welling, Presidente da ESTIF – Federação Europeia da Indústria Solar Térmica.

Em vigor desde 26 de setembro de 2015, serve para classificar o desempenho energético de todas as novas soluções de aquecimento ambiente e/ou de preparação de água quente em toda a União Europeia, sendo a sua emissão da responsabilidade do fabricante, distribuidor ou instalador, dependendo do tipo de sistema (pré-fabricado ou customizado). Na fase de consulta ao mercado e receção de propostas, o consumidor deve saber a classe energética e conhecer a etiqueta energética bem como receber a documentação com as caraterísticas sobre as opções de aquecimento escolhidas. Para facilitar a emissão da etiqueta dos sistemas pelos profissionais, foi desenvolvida uma ferramenta online, de acesso gratuito, em www.label-pack-a-plus.eu/portugal/calcule-a-etiqueta/. “Para a indústria solar este é um ponto de viragem. A etiqueta de sistemas traz ao consumidor uma solução de aquecimento integrada com equipamentos solares térmicos reconhecida pela sua eficiência energética e vantagens económicas. É uma oportunidade única na credibilização do mercado solar e na promoção do aquecimento solar”, referiu João Carvalho, Presidente da APISOLAR. Também para as entidades de vigilância do mercado, a etiqueta de sistemas representa um novo desafio com um cuidado acrescido na verificação do cumprimento da regulamentação deste tipo de soluções.

www.adene.pt

1 thought on “ADENE: etiqueta energética destaca solar térmico nas soluções de aquecimento

  1. Bom dia

    Li o artigo para ver se os sistemas solares termicos já teem etiqueta? pois que era um abuso não atribuirem classes de eficiencia aos sistemas de energia solar térmica e atribuirem aos depositos para energia solar classes C e D.

    Um sistema de energia solar termico incorpora coletor solar, Deposito/termoacumulador, valvulas de corte segurança e passagem, termoestatod ee resistencia, tubos e bom isolamento térmico, e outros acessórios,

Comments are closed.