renováveis magazine

ALER participa pela primeira vez na COP

ALER participa pela primeira vez na COP

Pedro Clemente, Gestor de Planeamento e Parcerias da Associação Lusófona de Energias Renováveis (ALER), marcou presença na 29.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP29), em Baku (Azerbaijão), entre os dias 14 e 18 de novembro de 2024. Como parte da delegação portuguesa, a ALER integrou o programa do Pavilhão de Portugal com a coorganização do evento de lançamento da II Conferência de Energia da CPLP, juntamente com o Governo de São Tomé e Príncipe. Esta foi a primeira participação da ALER numa COP.

Em Baku, a ALER acompanhou e participou em diversas atividades desenvolvidas pelos países de língua portuguesa, com particular destaque para as que decorreram nos pavilhões de Angola, Brasil e Portugal.

ALER na COP29
Da esquerda para a direita: Luís Silva (Diretor de Cooperação e Relações Internacionais da ADENE), Dércio Monteiro (Diretor do Instituto Nacional de Petróleo de Moçambique que detem a Vice-Presidência da RELOP), Nilda Borges da Mata (Ministra do Ambiente de São Tomé e Príncipe), Pedro Clemente (Gestor de Planeamento e Parcerias da ALER), Gabriel Maquengo (Director de Energia de São Tomé e Príncipe) no evento de lançamento da II Conferência de Energia da CPLP, na COP29, em Baku (Azerbaijão).

No dia 14 de novembro, a ALER foi convidada a participar numa mesa-redonda, à porta fechada no pavilhão da SE4All, dedicada ao tema Implementação da Estratégia de Transição Energética de Moçambique – Potencial Papel das Plataformas Nacionais?”. Organizada pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique, com o apoio da Agência Belga de Desenvolvimento (Enabel), SE4All e o Instituto Tony Blair (TBI), esta sessão centrou-se no debate do papel das plataformas nacionais para a melhoria da eficácia de execução da Estratégia de Transição Energética de Moçambique, num contexto onde existem vários parceiros de desenvolvimento que prestam apoio ao Governo, e no qual importa envolver de forma crescente o sector privado.

No dia seguinte, já no Pavilhão de Portugal, o Ministério das Infraestruturas e Recursos Naturais de São Tomé e Príncipe (MIRN), em conjunto com a ALER e RELOP, realizou o evento de lançamento da II Conferência de Energia da CPLP. Sob o lema “Impulsionando uma Transição Energética Resiliente, Sustentável e Inclusiva para a CPLP”, o evento terá lugar nos dias 27 e 28 de maio de 2025, em Cascais (Portugal) e será uma oportunidade única para um maior aprofundamento das sinergias entre os países de língua portuguesa. Pretende-se que a conferência fortaleça a união da CPLP e reforce a sua presença e voz nas discussões sobre energia, clima e sustentabilidade, enquanto bloco coordenado.

Na sessão Keeping 1.5°C Alive: The role of strategic partnerships for climate finance, organizada pela EY, no dia 16 de novembro, no Pavilhão de Portugal, Pedro Clemente foi um dos oradores. Neste painel reforçou-se a importância das parcerias estratégicas no financiamento climático e destacou-se a necessidade de uma colaboração eficaz entre o setor público e privado para acelerar a transição para uma sociedade de baixo carbono. Moderada por Norma Franco, Partner de Climate Change and Sustainability da EY, a sessão contou com a intervenção de Alexandre Rodrigues, Assessor Especial do Ministro da Agricultura e Ambiente de Cabo Verde; Duarte Cordeiro, Sócio da Shiftify – Estratégias de Sustentabilidade; Francisco Ferreira, Professor Universitário FCT/UNL e Presidente da ZERO.

Já no dia 18, a ALER foi convidada a participar na reunião do Núcleo Lusófono da Parceria para Transparência no Acordo de Paris. Este evento decorreu na sala de delegação de Angola, onde se debateu a importância da transparência, monitorização e accountability, promovendo o intercâmbio de experiências entre os países de língua portuguesa, com vista a fortalecer as suas capacidades para cumprir as obrigações de comunicação e transparência incluídas no âmbito da UNFCCC e do Acordo de Paris.

Durante a sua participação na COP29, a ALER teve a oportunidade de reunir com diferentes representantes das delegações dos países de língua portuguesa, com entidades internacionais como o Green Climate Fund, a Africa-Europe FoundationUnited Nations Development Programme e a Enabel, mas também com diversos representantes do setor privado, com atividade e interesse no sector de energia na CPLP.

A presença da ALER na COP29 foi um marco significativo na atividade da Associação, afirmando a sua dimensão regional e foco nas questões-chave em Energia e Clima na comunidade dos países de língua portuguesa. Com os olhos já no futuro, nomeadamente na COP30 (a primeira organizada por um país da CPLP), a ALER mantém o seu compromisso de contribuir, mais uma vez, para uma participação forte e coordenada dos países de língua portuguesa nesse grande evento, a decorrer em novembro de 2025, no Brasil.

ALER – Associação Lusófona de Energias Renováveis
Tel.: +351 211 379 288
geral@aler-renovaveis.org · www.aler-renovaveis.org