A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora está a realizar uma campanha de recolha de dados sobre instalações fotovoltaicas na Europa com mais de 10 anos (idealmente mais de 15 anos) de exposição ao sol, no âmbito do projeto GRECO (H2020). O caso ideal para o objetivo científico desta ação, que consiste em investigar o envelhecimento dos módulos fotovoltaicos, consiste num sistema fotovoltaico que satisfaça três condições: tenha mais de 15 anos de idade; que foi cuidadosamente caraterizado durante o seu arranque, de tal forma que a sua potência STC e até mesmo a potência individual dos módulos que o compõem são conhecidas; que todas as suas informações operacionais estão disponíveis (produção mensal, limpezas e anomalias).
Depois desta recolha de dados inicial serão selecionadas algumas instalações fotovoltaicas, às quais a equipa técnica deste projeto irá realizar uma inspeção técnica (medidas de comportamento elétrico, curvas I-V, termografias, entre outros) e avaliar o seu desempenho, com entrega gratuita do relatório ao proprietário do sistema. Caso sejam detetados módulos fotovoltaicos defeituosos ou danificados, a equipa irá analisá-los, tentar a sua reparação ou substitui-los sem custos para os participantes.
A participação nesta campanha é totalmente gratuita e completamente confidencial. Pode fazer o seu registo aqui. Pode obter mais informações através do email catedraer@uevora.pt ou na página do projeto GRECO.
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Como está a bioenergia avançada a transformar as cidades portuguesas?
-
Colaboradores da Voltalia participam em ação ambiental – “Raízes com Futuro – Vem Plantar a tua Árvore”
-
Adaptar Brinquedos: para a alegria de crianças com paralisia cerebral
-
Cluster de Energia integra Comité Consultivo da feira Net Zero Tech 2025
-
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: o papel da bioenergia avançada