renováveis magazine

Plataforma EPLAN 2024

Antevisão da Plataforma EPLAN 2024

Planeamento de projetos de forma rápida e sem erros.

A futura Plataforma EPLAN 2024 revela novas funções de cálculo, maior facilidade de utilização para a gestão de bornes e possibilidades sem precedentes para navegar no modelo 3D de um armário de controlo.

Também facilita a criação do gémeo digital no EPLAN Pro Panel. Outra melhoria pode ser encontrada quando se lida com a cablagem da máquina com o EPLAN Harness proD, através do qual os cabos sobresselentes podem ser ligados em pouco tempo, com um simples clique do rato.

Utilizar a automatização para obter resultados rápidos é a máxima em muitas empresas atualmente, algo para o qual a Plataforma EPLAN oferece um apoio perfeito.

A atual versão 2023 já garante um planeamento de projeto rápido, através da gestão de dispositivos baseada na nuvem, suporte multi-norma para macros esquemáticas e o rápido núcleo de gráficos 3D. Na Hannover Messe, o fornecedor de soluções EPLAN apresentou uma primeira antevisão da próxima versão 2024, que se centra em tornar o software ainda mais fácil de utilizar.

Funções de cálculo para propriedades de blocos

Ligar facilmente objetos, como motores e disjuntores entre si? Este é um método de trabalho comprovado na Plataforma EPLAN com a função “Propriedades de blocos”. A vantagem para os utilizadores é que podem aceder às propriedades de vários objetos simultaneamente e ligá-los conforme necessário. Estas propriedades de blocos estão a ser expandidas com uma função de cálculo na próxima versão 2024, com funções aritméticas e matemáticas básicas e operações de comparação estatística. Para além de ser agora possível calcular as várias propriedades dos objetos nos esquemas, estas propriedades podem também ser comparadas umas com as outras, diretamente na aplicação. Por exemplo, se um utilizador quiser calcular a corrente com base na potência do motor, o novo suporte do sistema garante resultados rápidos.

As vantagens para os utilizadores são claras: as decisões importantes de design baseadas no cálculo de parâmetros elétricos, por exemplo, a seleção do dispositivo de proteção adequado, podem ser tomadas diretamente enquanto os esquemas estão a ser criados. Isto poupa tempo e garante resultados corretos, por exemplo, quando é necessário determinar a resistência dos cabos com base em cargas predefinidas ou calcular a resistência total dos cabos com base no calibre do condutor e no comprimento do cabo.

Navegação 3D para a conceção de armários de controlo

Outra caraterística interessante para os engenheiros de projeto é o novo cubo de navegação 3D, que simplifica a visualização do layout 3D de um armário de controlo, tornando também muito mais fácil a criação do gémeo digital no EPLAN Pro Panel. Vistas e superfícies 3D podem ser facilmente selecionadas e convenientemente giradas durante a fase de projeto usando esta função. Outra vantagem prática importante: as lacunas que ocorrem ao colocar componentes em calhas DIN podem, se desejado, ser automaticamente removidas pelo software. Assim, os componentes são colocados uns ao lado dos outros de forma otimizada e com economia de espaço. Isto proporciona mais espaço na calha, uma estrutura ordenada e mais flexibilidade para a colocação de componentes adicionais.

Cablagem de máquinas também considerada

A atual Plataforma Eplan 2023 já simplificou a cablagem de máquinas para armários de controlo que contêm atuadores e sensores. O editor de cabos permite que os cabos sejam facilmente geridos e visualizados na plataforma EPLAN, independentemente do número de fios. Os números do dispositivo e o tipo, a fonte e o destino, a blindagem e a ligação são apresentados graficamente num único painel de diálogo.

O editor de cabos constitui assim a base para a eletrificação virtual de máquinas. Isto é interessante na medida em que os cabos e os seus pontos de ligação ao quadro de controlo podem ser planeados. Tradicionalmente, porém, nem todos os cabos são atribuídos. No entanto, a próxima versão 2024 permitirá agora que os cabos extra sejam ligados automaticamente.

Para isso, o sistema também cria bornes extra, que podem ser ligados automaticamente pelo sistema através dos cabos extra com apenas um clique. Para calcular a queda de tensão, a função de cálculo anteriormente mencionada para as propriedades de blocos, entra novamente em ação, garantindo resultados corretos. Adicionalmente, se for necessário um cálculo do comprimento dos cabos para chegar à máquina, então o EPLAN Harness proD é utilizado, assegurando medições e desenhos precisos.

Editor de bornes otimizado

Tradicionalmente, os bornes e as réguas de bornes são concebidos através do Editor de bornes do EPLAN. A versão 2024 torna esta gestão ainda mais fácil. Utilizando o Editor de bornes, os utilizadores podem gerir mais facilmente os acessórios dos bornes e verificar e validar diretamente as réguas de bornes. Isto significa ainda que as ligações dos bornes podem ser visualizadas diretamente nos esquemas e que as peças individuais podem ser rapidamente selecionadas e/ou adicionadas à régua de bornes. É fácil, poupa tempo e é cómodo, garantindo mais uma vez resultados corretos.

M&M Engenharia Industrial, Lda.
Tel.: +351 229 351 336 · Fax: +351 229 351 338
info@mm-engenharia.pt · info@eplan.pt
www.mm-engenharia.pt · www.eplan.pt

Translate »