crescimento

APESEnergia e ANESE unidos para acelerar o crescimento do mercado de energéticos de energia

Ambas as associações pretendem unir esforços para a realização de ações conjuntas e iniciativas de cooperação e formação para a expansão das respetivas empresas associadas.

A APESEnergia – Associação Portuguesa das Empresas de Serviços de Energia e a ANESE – Asociación Nacional de Empresas de Servicios Energéticos assinaram um acordo de colaboração para partilhar conhecimentos e experiências que contribuam para o crescimento do mercado dos serviços de energia, promovendo a atividade das Empresas de Serviços de Energia (ESE) no mercado ibérico. A assinatura deste acordo surge num momento de crescimento da APESEnergia em termos de Associados bem como no número de iniciativas, como a recente parceria com o Banco BBVA para assessoria especializada em eficiência energética.

Ambas as associações pretendem unir esforços para a realização de ações conjuntas e iniciativas de cooperação e formação para a expansão das respetivas empresas associadas, como a organização de webinários, grupos de trabalho e conferências, e também defender e representar as ESE e os seus interesses junto às entidades governamentais e regulatorias, em Portugal e Espanha. Também como resultado deste acordo, a edição deste ano do “Observatorio de Eficiencia Energética de ANESE. El mercado de las Empresas de servicios Energéticos”, observatório que analisa de forma detalhada o mercado dos serviços de energia em Espanha, incluirá pela primeira vez dados de Portugal.

Esta colaboração foi formalizada num acordo ratificado por Jorge Borges de Araújo, Presidente da APESEnergia, e por Carlos Ballesteros, Diretor da ANESE. Segundo Jorge Borges de Araújo da APESEnergia, este acordo de colaboração com a ANESE permite “explorar sinergias e replicar exemplos de sucesso” bem como “alavancar a cooperação e ação das ESE Associadas que operam no mercado ibérico para dinamizar os investimentos necessários à transição energética para que se atinjam os objetivos nacionais e de Europeus em termos de descarbonização.”

APESEnergia, Associação Portuguesa das Empresas de Serviços de Energia
Tel.: +351 220 114 366
geral@apese.pt · www.apese.pt

ANESE – Asociación Nacional de Empresas de Servicios Energéticos
Tel.: +34 917 373 838
anese@anese.es · www.anese.es