Aproveitamento de desperdícios de fruta para produção de bioetanol

Aproveitamento de desperdícios de fruta para produção de bioetanol

Neste artigo apresenta-se um caso de estudo que foi âmbito do relatório de estágio de António Ferreira – ex-aluno e detentor do Curso de Especialização Tecnológica em Energias Renováveis, concedido pelo Instituto Politécnico de Leiria.

Partindo do registo dos desperdícios gerados nos últimos anos na esfera da FRUTUS – Estação Fruteira de Montejunto CRL, e de dados publicados na literatura relativos ao potencial de produção de Bioetanol por unidade massa de cada tipo de fruta, procedeu-se a uma estimativa da produtividade média anual desse biocombustível.

Para averiguar a viabilidade deste tipo de aproveitamentos de desperdícios, procedeu-se ainda à elaboração de dois estudos técnico económicos, um deles considerando a sua venda direta como produto final e outro considerando a sua utilização para produção e venda de energia elétrica à rede pública.

Introdução

O etanol

O etanol (álcool etílico) é amplamente utilizado em produtos do dia-a-dia, como cosméticos, desinfetantes, anticongelantes, corantes, tintas, produtos farmacêuticos, sendo ainda parte integrante da composição das bebidas alcoólicas. É habitualmente comercializado sob a forma de álcool etílico a 96%, isto é, com 4% de água [1]. O sufixo Bio que precede a palavra “etanol” ou a de qualquer outro combustível significa que a sua produção é realizada a partir de matérias biológicas.

Produção de etanol e Bioetanol

O etanol pode ser sintetizado através de métodos químicos e biológicos. A sintetização através de meios biológicos (alvo do presente estudo) é realizada por organismos que conver tem açúcares (como a glicose, frutose e sacarose) em energia celular sob a forma de Adenosina Trifosfato (ATP). Nesse processo são produzidos etanol e dióxido de carbono como subprodutos metabólicos.

Edgar Francoedgar.franco@ipleiria.pt
António José Ferreiraferreira.gt@gmail.com
Luís Miguel Machado m.machado.05.73@gmail.com

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “renováveis magazine” nº19. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Artigo sobre Aproveitamento de desperdícios de fruta para produção de bioetanol

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »