Aproveitar a radiação solar no inverno com a Fronius

Mas há uma quantidade considerável de energia solar que também pode ser gerada durante a estação mais fria do ano, segundo nos explica a Fronius.

Fronius España S.L.U.
Tel.: +34 916 496 040 · Fax: +34 916 496 044
pv-sales-spain@fronius.com · www.fronius.es

Regra geral, três quartos da produção de uma instalação fotovoltaica são garantidos na primavera e no verão, uma vez que os meses de inverno têm menos horas de sol. Mas há uma quantidade considerável de energia solar que também pode ser gerada durante a estação mais fria do ano, segundo nos explica a Fronius.

Otimizar a localização do sistema é muito importante porque a posição do sol nunca permanece constante ao longo do dia e do ano. E níveis mais elevados de desempenho podem ser alcançados quando a radiação solar atinge o painel fotovoltaico verticalmente, por isso é necessário decidir se a orientação é otimizada para o verão ou se todas as estações são levadas em consideração. Ao contrário do que se pode supor, o rendimento dos módulos fotovoltaicos diminui com o aumento das temperaturas. Por cada grau de temperatura, o rendimento diminui cerca de 0,35 e 0,45%, por isso pode ser maior nos dias quentes de primavera quando o sol está baixo do que nos dias quentes de verão. Nas regiões mais altas, este efeito pode ser alcançado mesmo no inverno porque o ar está mais fino e, por isso, a radiação ultravioleta penetra de forma mais intensa.

A instalação fotovoltaica está perfeitamente equipada para a neve. Os módulos fotovoltaicos comuns podem suportar facilmente uma pressão de 2400 Pascal (equivalente a 240 kg/m2). Nas regiões com maior intensidade existem módulos que podem suportar até 8000 pascal. Quando os telhados são inclinados a neve desliza sozinha, mas nos telhados planos a capacidade de carga deve ser monitorizada quando houver fortes quedas de neve e o equilíbrio estático estiver comprometido. Apesar da presença da neve nos módulos, a luz difusa pode continuar a alcançá-los e fazer com que a corrente flua. Num ângulo de alinhamento de 30 a 35º, a neve desliza rapidamente por si só e este processo é acelerado pelo calor gerado quando uma pequena parte do painel é exposta.

Download – Última edição

(Irá receber um email com o link de download.)

×