instalações

as instalações que fazemos de sistemas fotovoltaicos estão preparadas para o futuro?

Temos vindo a presenciar um aumento dos fenómenos naturais de maior intensidade, com ventos de maior velocidade e pressão.

Temos vindo a presenciar um aumento dos fenómenos naturais de maior intensidade, com ventos de maior velocidade e pressão. Hoje já são requisitos obrigatórios de algumas instalações o cumprimento de alguns critérios de instalação que permitam às instalações resistir a ventos superiores a 150 km por hora. Estamos preparados para o futuro, numa instalação que se prevê para 20 a 25 anos?

Os sistemas fotovoltaicos são instalados em coberturas planas e inclinadas através de uma estrutura de fixação. Quer a estrutura de fixação, quer a substrutura de apoio têm um forte impacto na durabilidade, estabilidade e eficiência da instalação de todo o sistema fotovoltaico. Tiago Antunes, Sales Manager da Esdec para Portugal, identifica os principais pontos onde devemos focar a nossa atenção aquando da instalação. “Em relação ao custo global de uma solução fotovoltaica, a subestrutura representa normalmente
cerca de 10%, variando claro o sistema de que estamos a falar. Nem todos os instaladores e empresas do setor dão a atenção necessária e cuidada a este aspeto do sistema. Afinal de contas estamos a falar da estrutura que vai suportar o sistema fotovoltaico por 25 anos ou mais, e nem sempre este facto é reconhecido ou, até mesmo, pensado. A importância de usar uma estrutura com qualidade, garantia e certificações internacionais pode fazer toda a diferença no resultado.”
A Esdec desenvolve e fornece sistemas universais de fixação para coberturas planas e telhados inclinados em todo o mundo.

Esdec
Tel.: +351 964 104 113
www.esdec.com/pt-pt/home/

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “renováveis magazine” nº45. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »