Aspetos de dimensionamento de instalações solares térmicas coletivas

Aspetos de dimensionamento de instalações solares térmicas coletivas

Segundo o Decreto-Lei 80/2006, de 4 de abril, a…

Segundo o Decreto-Lei 80/2006, de 4 de abril, a “…obrigatoriedade da instalação de painéis solares para a produção de água quente sanitária abre um amplo mercado para o desenvolvimento da energia solar renovável…”. Efetivamente desde a entrada em vigor deste Decreto-Lei, que ainda se encontra em vigor, temos vindo a assistir a um aumento considerável do uso de coletores solares térmicos para o aquecimento de água quente sanitária (AQS). As iniciativas do Estado Português contribuíram, e muito, para aumentar o uso deste tipo de tecnologia nas habitações dos Portugueses.

Apesar desta obrigatoriedade abranger todos os edifícios novos existentes em Portugal, unifamiliares e multifamiliares, tem-se continuado a verificar uma maior dificuldade, por parte dos profissionais do setor, na aplicação desta tecnologia em edifícios multifamiliares.

Um sistema solar térmico em edifícios multifamiliares apresenta, por si só, um desafio muito grande de aplicabilidade e rentabilidade, uma vez que existem aspetos, diferentes dos edifícios unifamiliares, que se têm de ter em conta para a escolha da melhor opção.

Sistemas solares térmicos em edifícios multifamiliares

O grande desafio é encontrar o melhor sistema para um determinado edifício, uma vez que existe a dificuldade inerente de gestão eficiente do mesmo.

Uma correta integração pode ser conseguida através dos seguintes tipos de sistemas:

Sistema 1 – sistema centralizado: sistema solar e sistema de apoio comuns a todo o edifício. Utilização de contadores de água quente e contadores entálpicos (contadores de energia) por fração autónoma.

Eng.º Luís Carvalho
Departamento Formação
Vulcano

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “renováveis magazine” nº13. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »