Autoconsumo Fotovoltaico: exemplo de dimensionamento

Autoconsumo Fotovoltaico: exemplo de dimensionamento

Neste artigo apresenta-se um caso de estudo relativo ao dimensionamento de uma Unidade de Produção para Autoconsumo…

Neste artigo apresenta-se um caso de estudo relativo ao dimensionamento de uma Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC), ao abrigo do Decreto-Lei n.º 153/2014, de 25 de outubro, para uma indústria metalomecânica situada em Castelo Branco.

Partindo dos diagramas de carga médios dos dias de semana e de fim de semana, procedeu-se à sua introdução no software Homer®, com o qual se obteve o valor da potência ótima do gerador fotovoltaico – em que se verifica a minimização do custo médio ponderado da eletricidade (Levelized COE). Esse indicador contempla não só a redução dos custos com a eletricidade adquirida à rede, mas também os encargos com a potência tomada em horas de ponta.

Após esse passo apresenta-se uma comparação, em termos energéticos e económicos, dos consumos de eletricidade proveniente da rede para os casos em que não dispõe e que se dispõe da Unidade de Produção para Autoconsumo proposta, de modo a se estimarem os montantes de poupança que se obtêm ao longo de cada ano considerado para a vida útil dos respetivos equipamentos.

Por fim, apresenta-se o estudo económico do sistema e as ilações conclusivas acerca da viabilidade da instalação da UPAC na presente unidade industrial.

Introdução

Com a recente publicação do Decreto-Lei n.º 153/2014, de 25 de outubro, os Decretos-Lei n.os 363/2007 e 34/2011 que, respetivamente, estabeleciam o enquadramento da micro e minigeração renováveis, bem como os diplomas que posteriormente os alteraram, foram revogados e substituídos pelo mesmo.

Neste Decreto foram definidos dois regimes de produção de energia elétrica, um dos quais funde o enquadramento anteriormente conferido à micro e minigeração renováveis nas agora designadas “Unidades de Pequena Produção”(UPP). Foi ainda criado um novo regime para as “Unidades de Produção para Autoconsumo” (UPAC) que permite que seja produzida energia elétrica para consumo na própria instalação e em que a eletricidade em falta ou em excesso seja, respetivamente, comprada ou vendida à Rede Elétrica de Serviço Público (RESP).

Edgar Francoedgar.franco@ipleiria.pt
Nuno Monteiro nuno.f.monteiro@ipleiria.pt
Luís Miguel Machado m.machado.05.73@gmail.com

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “renováveis magazine” nº20. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

      De acordo com o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados, ao registar-se, receberá regularmente informações nossas, seja sobre os nossos serviços e produtos, promoções, newsletters, revistas digitais dicas de como tirar maior partido das ferramentas que disponibilizamos e ainda se habilita a participar em eventos que vamos organizando ao longo do ano.

    Outros artigos relacionados

    2 thoughts on “Autoconsumo Fotovoltaico: exemplo de dimensionamento

      1. Boa tarde

        Antes de mais agradeço toda a atenção.

        Estamos a verificar alguns problemas com os artigos na cloud que pretendemos resolver com maior brevidade possível.

        Tomei a liberdade de enviar para o seu email o PDF do artigo pedido.

        Com os melhores cumprimentos
        André Manuel Mendes

    Comments are closed.

    Translate »