Autoconsumo industrial no centro de logística de SPAR

Autoconsumo industrial no centro de logística de SPAR (Canárias)

A empresa instaladora Multisistemas E2 supreendeu com uma instalação de autoconsumo industrial….

A empresa instaladora Multisistemas E2 supreendeu com uma instalação de autoconsumo industrial da central logística da cadeia de alimentação SPAR, nas Canárias.

Estamos em Breña, na ilha de La Palma, no armazém industrial da SPAR com consumos de câmaras frigoríficas, ar condicionado, escritórios, iluminação, embalagem, central de refrigeração, elevadores elétricos recarregáveis… tudo o que faz realmente pensar numa instalação instantânea de autoconsumo industrial para suprimir estes consumos contínuos. Esta é também obviamente uma instalação trifásica com uma potência média de energia de cerca de 75-80 kW. Também podemos destacar as seguintes caraterísticas da instalação:

  • Potência contratada: 160 kW;
  • Preço atual da compra de energia: 0,09 €/kWh (média);
  • Consumo médio mensal: 40 000 kwh;
  • Despesas médias mensais: 3600€ (média).

O armazém possui uma cobertura inclinada e orientada a Sul, de chapa trapezoidal e por isso é uma instalação coplanar com módulos policristalinos Jinko 270 Wp.

Tendo em conta o consumo contínuo acima mencionado com uma potência média de 75-80 kW, o E2 Multisistemas concebeu uma instalação fotovoltaica de 71 kWp com 2 inversores Fronius Eco 25.0-3-S e Fronius Symo 20.0-3-M. Graças a isso consegue alcançar quotas autónomas (relação entre o consumo total da instalação e coberto com um consumo de instalação fotovoltaica) de 22% e uma percentagem de autoconsumo (relação entre produção fotovoltaica e consumo coberto com a instalação fotovoltaica) em cerca de 100%.

Fernando Nevado
AS Solar – Amara

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “renováveis magazine” nº37. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »