baterias de acumuladores

baterias de acumuladores – constituição e funcionamento (parte II)

Nas baterias de chumbo – ácido são definidas quatro…

Nas baterias de chumbo – ácido são definidas quatro tensões importantes na sua operação:

  • Tensão nominal: O valor de tensão nominal, para um elemento ou para a bateria, é a definida pelo sistema electroquímico utilizado vezes o número de unidades elementares ligadas em série, e geralmente está impressa na carcaça da bateria. No caso de um elemento de bateria de chumbo – ácido, este valor é 2,0 V e no caso de uma bateria de 6 elementos, este valor é de 12,0 V.
  • Tensão de flutuação: É a tensão aplicada ao banco de baterias para evitar a auto-descarga. Nas baterias submetidas à tensão de flutuação correcta, circula uma corrente denominada de corrente de flutuação, que compensa as perdas devida às reacções da autodescarga. A maioria das baterias de chumbo – ácido possuem uma tensão de flutuação da ordem de 2,20 a 2,25 V/elemento a uma temperatura ambiente de 25° C.
  • Tensão de carga: A tensão de carga é a tensão que se aplica nos casos em que há um conjunto de baterias interligadas em série/ paralelo (banco de baterias) com tensões individuais que diferem. A finalidade da carga é a de nivelar individualmente as tensões de cada bateria e também o seu estado de carga.
  • Tensão final de descarga: É o menor valor de tensão em que é permitido a um elemento da bateria chumbo – ácido atingir durante uma descarga. Normalmente, o valor da tensão final de descarga é de 1,75 V/elemento. Se este valor baixar existe o risco de se danificar a bateria irreversivelmente, devido à sulfatação das placas ou a inversão de polaridade das mesmas, podendo até inutilizar a mesma.

Perda de capacidade

Com o passar dos anos, devido ao número de cargas e descargas, ocorre naturalmente a perda da capacidade do banco de baterias. Quando a perda de capacidade, ou seja, a diferença entre a capacidade inicial e a actual chega aos 20%, considera-se que a bateria chegou ao fim da sua vida útil.

Filipe Pereira
Engenheiro Electrotécnico (ISEP)

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “renováveis magazine” nº5. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »