A Bet Solar reuniu em Lisboa cerca de três dezenas de convidados, sobretudo instaladores, para uma sessão de esclarecimento e informação técnica e comercial sobre as principais soluções e marcas de equipamento que a empresa representa e distribui no mercado português.
Com o lema “aproveite todos os raios de sol com a melhor tecnologia do mercado”, o Fórum Solar 2024, que se realizou a 26 de junho no Centro Cultural de Belém, debateu o autoconsumo, sistemas de geração e armazenamento, e foi também oportunidade para os representantes das marcas convidadas (BYD, Fronius e Longi) apresentarem novidades tecnológicas.
Por parte da Bet Solar estiveram presentes Vítor Carvalho e Ana Sá, respetivamente o Account Manager e a responsável de Marketing e Comunicação na Bet Solar Portugal. Falou-se de baterias, de inversores e de painéis solares, ou seja, preenchendo combinações tecnologicamente avançadas para captação, gestão e armazenamento de energia sustentável em ambiente residencial, comercial e industrial.
Em destaque nos respetivos portefólios das marcas, a família de baterias de alta eficiência LVL, LVS e HVS/HVM e Max-Lite, desenvolvidas pela BYD e compatíveis com os principais inversores no mercado; a gama GEN24 de inversores Fronius e os anunciados Verto e Argeno; os revolucionários painéis solares da família Hi-MoX6, da Longi, que atualizam o
rigor industrial no corte e soldadura, ângulos de captação otimizados e ganhos na inevitável degradação de potência.
Portugal renovável
O Fórum Solar 2024 contou também com a presença de uma representante da APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis. Mariana Carvalho, Senior Policy Adviser na equipa de Políticas e Inteligência de Mercado explicou aos convidados as principais linhas de apoio, acompanhamento e informação que a associação disponibiliza aos seus sócios, e apresentou dados estatísticos que permitem perceber a evolução histórica quantitativa e qualitativa da penetração das Renováveis no mix energético português, bem como as metas futuras e obstáculos que se colocam ao seu desenvolvimento estimado.
As principais metas das Energias Renováveis para o horizonte 2030 em Portugal admitem até 85% de incorporação renovável na eletricidade, 8,1 GW hídricos, 20,4 GW solar fotovoltaico,
10,4 GW onshore e 2 GW offshore eólico e 1 GW de armazenamento em baterias. Em particular no solar fotovoltaico significa que se prevê, em 2030, que a geração mais do que duplique os 8,4 GW estimados para 2025.
Texto e fotos por Carlos Saraiva
Para ler a reportagem completa faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “renováveis magazine” nº59. Pode também solicitar apenas esta entrevista através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “Saiba tudo sobre energia solar” presente no Blog da renováveis magazine;
- Artigo “Como dimensionar cablagens em instalações fotovoltaicas?” da edição 58 da renováveis magazine;
- Artigo “Energia em números 2024” da edição 58 da renováveis magazine;

