Bioenergia na UTAD

Bioenergia na UTAD

Desde 2002 que a UTAD tem estado envolvida na investigação e o ensino da Bioenergia, através do centro de investigação CITAB…

Desde 2002 que a UTAD tem estado envolvida na investigação e o ensino da Bioenergia, através do centro de investigação CITAB, e os cursos de Engenharia de Energias e Engenharia Mecânica, tendo participado em inúmeros projectos, relacionados com a transformação de biomassa florestal residual em energia, e a injecção de biometano nas redes de gás natural.

Centro de Investigação e Tecnologias Agro-Ambientais e Biológicas (CITA B)

O Centro de Investigação e Tecnologias Agro-Ambientais e Biológicas foi resultado de um processo de fusão, no final de 2007, entre três unidades existentes na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro: Centro de Estudos Tecnológicos, do Ambiente e da Vida (CETAV); Centro de Ciência e Engenharia Agrícola (CECEA); e Centro de Estudos em Gestão de Ecossistemas (CEGE), em que a escolha dos membros foi feita por critérios de qualidade elevados
de produtividade.

O CITAB é um centro multidisciplinar de pesquisadores que têm experiência no sector agro-alimentar, florestal, estudos ambientais e engenharia.

A área foco principal do centro é a sustentabilidade dos ecossistemas e a optimização dos recursos naturais. Para cobrir os estudos de todos os sistemas em Bioenergia, o centro foi dividido em quatro áreas: integridade ecológica; biologia integrada e qualidade; engenharia de biossistemas; e mudança climática.

Nuno Afonso Moreira
UTAD
nan@utad.pt

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “renováveis magazine” nº2. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »