biogás

Crédito - Alexandre Marchetti

Biogás: fórum online debate soluções e negócios

O 3.º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será realizado de 29 de março a 1 de abril, em formato online e gratuito.

Com temas que promovem o debate sobre o potencial da produção de biogás no Brasil, suficiente para suprir 34,5% da procura de energia elétrica no País ou para substituir 70% do consumo de diesel, o 3.º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será realizado de 29 de março a 1 de abril, em formato online e gratuito. Além dos dados que projetam a expansão do setor, o evento traz debates sobre pesquisa, inovação e soluções, e irá sugerir prospeção de negócios para a indústria e para produtores de biogás. Desde o ano passado que o Fórum manteve o público ligado a uma produtiva agenda de webinários e, por isso, os realizadores acreditam que o formato online deve aumentar ainda mais a participação.

“A importante mensagem entregue no evento refere-se ao potencial de produção de biogás no Brasil e às possibilidades de conversão dessa energia renovável, gerada a partir de resíduos orgânicos, em energia elétrica, térmica e biometano como combustível veicular”, explicou Suelen. Olhamos para o mapa do biogás no País e percebemos que ainda são poucos os parques ou plantas. Por que, se temos tantas oportunidades?, instiga a organização. A programação prevê um debate amplo sobre os gargalos de produção mas também aponta soluções da pesquisa e de experiências já comprovadas e modelos estabelecidos.

Da agropecuária, surge uma das principais fontes de substrato para produção de biogás em sistemas de biodigestão no Brasil, um tema que será discutido a 29 de março. De acordo com a Nota Técnica Panorama do Biogás no Brasil em 2019, na classificação por substrato, o segmento abriga o maior número de plantas de biogás com fins energéticos no País. Na sequência, aparecem a Indústria, Resíduo Sólido Urbano (RSU) e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O estudo também aponta que a energia elétrica é a aplicação energética mais representativa do cenário nacional, com 84% das plantas, consumindo 86% do volume de biogás produzido. Embora focado na realidade e em demandas da região Sul, o Fórum também abre as portas para participantes de outros lugares, inclusive, internacionais. O painel programado para o dia 31 de março, por exemplo, vai propor o debate sobre a sinergia entre Brasil e Reino Unido para o setor.

As vantagens do evento virtual também beneficiam o Espaço Biogás de Negócios. Na plataforma EventMobi, onde irá ocorrer o Fórum, os participantes poderão conhecer os stands virtuais das empresas, promover reuniões e propor parcerias. Até o produtivo momento de coffee break, mais informal e tradicionalmente uma boa oportunidade de networking, será contemplado pela plataforma, em chats temáticos abertos a todos os participantes. Durante o evento, será mantida a apresentação das práticas que os debates propõem: a visita técnica a plantas de biogás ganhará tour virtual.

3.º Forum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
organizacaoforum@biogasebiometano.com.br · biogasebiometano.com.br