economia de hidrogénio da Bosch

Bosch junta-se aos esforços para uma economia de hidrogénio

Através de uma unidade de projeto recém-criada, a Bosch está a disponibilizar a sua experiência em hidrogénio para outras empresas.

A Bosch está a estabelecer uma economia de hidrogénio: “no caminho para um futuro neutro em termos de clima, temos de tornar possível às indústrias de uso intensivo de energia mudarem para energias renováveis. O hidrogénio será um elemento-chave na segurança do fornecimento”, diz Rolf Najork, membro do conselho de administração da Bosch responsável pela tecnologia industrial e chefe de tecnologia de produção da empresa.

A Bosch pode oferecer a tecnologia necessária para o uso de hidrogénio em vários setores. A empresa está a desenvolver células de combustível para aplicações móveis e estacionárias, equipando postos de abastecimento de hidrogénio com compressores e produzindo hidrogénio nas suas próprias fábricas. Além disso, a Bosch planeia entrar no negócio de componentes eletrolisadores. Através de uma unidade de projeto recém-criada, a Bosch está a disponibilizar a sua experiência em hidrogénio para outras empresas.

Na sua fábrica líder da Indústria 4.0 em Homburg, na Alemanha, a Bosch está a demonstrar como pode ser um ciclo de hidrogénio na fábrica do futuro. Utilizando energia renovável, um eletrolisador produz hidrogénio verde. Esse hidrogénio será usado para operações de produção e mobilidade, com veículos movidos a células de combustível a reabastecer com o hidrogénio que a tecnologia da Bosch já comprimiu. Para processos industriais, uma célula de combustível estacionária desenvolvida pela Bosch converte hidrogénio em calor e eletricidade. Os fluxos de energia na fábrica são controlados consoante a procura, usando o software Bosch Industry 4.0. A Plataforma de Energia já está a ser utilizada em mais de 120 unidades da empresa. As operações de produção representam cerca de 90% do consumo global de energia da Bosch. Isto dá à empresa uma alavanca.

Robert Bosch, S.A.
Tel.: +351 218 500 187
www.bosch.pt

Translate »