cálculo de cabos de alimentação para uma estação de carregamento de 50 kW

cálculo de cabos de alimentação para uma estação de carregamento de 50 kW

O desenvolvimento de veículos elétricos é uma realidade que requer a adaptação e a melhoria de infraestruturas…

O desenvolvimento de veículos elétricos é uma realidade que requer a adaptação e a melhoria de infraestruturas e que as mesmas sejam equipadas com estações de carregamento públicas e privadas. Neste artigo, apresentaremos um exemplo de cálculo de cabos para a instalação de uma estação de carregamento para veículos elétricos de 50 kW para carga rápida.

A ideia geral do artigo é a instalação de um ponto de carregamento numa bomba de gasolina ou lugar na via pública, sendo a energia fornecida por um transformador com potência suficiente para abastecer a estação de
carregamento para veículos elétricos. Se o transformador não tiver potência suficiente, terá de ser ampliado, o que implica direitos económicos em relação ao distribuidor.

Se for preciso ampliar o transformador, será necessário calcular um novo quadro geral de comando e proteção, com uma saída para 50 kW, e recalcular os poderes de corte dos interruptores das saídas atuais. Certamente servirão os mesmos, mas para fazê-lo bem, é necessário calcular as intensidades de curto-circuito a jusante do transformador e verificá-lo.

Par timos do pressuposto que existe potência disponível suficiente no centro de transformação de 160 kVA para o caso em questão.

Cálculo de secção por intensidade admissível

Temos os seguintes dados de partida:

  • U = 400V (trifásica);
  • Potência = 50 kW;
  • cos ϕ = 0,9;
  • L = 45 m;
  • Cabo de alimentação tipo Afumex Class 1000 V (AS) / Exzhellent Compact 1000 V (AS);
  • Instalado em condutas enterradas (em condições padrão).

Jorge Miguel Duarte
MMS R&D South Europe & LV Technical Commercial
Prysmian Group

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da “renováveis magazine” nº43. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »