O desenvolvimento de veículos elétricos é uma realidade que requer a adaptação e a melhoria de infraestruturas e que as mesmas sejam equipadas com estações de carregamento públicas e privadas. Neste artigo, apresentaremos um exemplo de cálculo de cabos para a instalação de uma estação de carregamento para veículos elétricos de 50 kW para carga rápida.
A ideia geral do artigo é a instalação de um ponto de carregamento numa bomba de gasolina ou lugar na via pública, sendo a energia fornecida por um transformador com potência suficiente para abastecer a estação de
carregamento para veículos elétricos. Se o transformador não tiver potência suficiente, terá de ser ampliado, o que implica direitos económicos em relação ao distribuidor.
Se for preciso ampliar o transformador, será necessário calcular um novo quadro geral de comando e proteção, com uma saída para 50 kW, e recalcular os poderes de corte dos interruptores das saídas atuais. Certamente servirão os mesmos, mas para fazê-lo bem, é necessário calcular as intensidades de curto-circuito a jusante do transformador e verificá-lo.
Par timos do pressuposto que existe potência disponível suficiente no centro de transformação de 160 kVA para o caso em questão.
Cálculo de secção por intensidade admissível
Temos os seguintes dados de partida:
- U = 400V (trifásica);
- Potência = 50 kW;
- cos ϕ = 0,9;
- L = 45 m;
- Cabo de alimentação tipo Afumex Class 1000 V (AS) / Exzhellent Compact 1000 V (AS);
- Instalado em condutas enterradas (em condições padrão).
Jorge Miguel Duarte
MMS R&D South Europe & LV Technical Commercial
Prysmian Group
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