A Central Solar da Falagueira a construir no concelho de Nisa pela TotalEnergies resulta do Leilão de 2019, que teve como objetivo acelerar a transição energética, reduzir a dependência dos combustíveis fósseis e combater os efeitos das alterações climáticas.
A Central Solar da Falagueira, com uma capacidade a instalar de 128 megawatt (MW), prevê uma produção anual na ordem dos 234 GWh, permitindo assim evitar a emissão para a atmosfera de cerca de 31 000 toneladas de dióxido de carbono (CO2).
Este projeto já obteve Declaração de Impacte Ambiental favorável pela Agência Portuguesa do Ambiente e Licença de Produção pela DGEG. Encontra-se a decorrer o Licenciamento Camarário na Câmara Municipal de Nisa, sendo este o último passo que permitirá a construção da Central Solar da Falagueira. Para além da considerável mais-valia ambiental e contribuição para a segurança energética do concelho e do País, é de salientar a enorme contrapartida financeira que permitirá ao Município um encaixe na ordem dos 1,3 Milhões de Euros, a serem canalizados para benefício do concelho. O início da construção deste projeto está previsto para 2023 e deverá ficar concluído em 2024, tratando-se do maior investimento em energias renováveis feito naquela região, com uma produção de energia elétrica suficiente para suprir 16 vezes o consumo doméstico do concelho de Nisa.
TotalEnergies Marketing Portugal, Unipessoal, Lda.
Tel.: +351 211 957 847
atencao.cliente@totalenergies.com · www.totalenergies.pt
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Phoenix Contact projeta a automação do futuro na SPS 2025
-
Cleanwatts Digital e Penha Longa Resort firmam parceria para monitorização energética e hídrica
-
Comissão Temática de Energia e Clima da CPLP lança Roteiro de Cooperação 2030 em Maputo
-
Schneider Electric acelera descarbonização do Âmbito 3
-
Solar Heat Worldwide 2025: os principais mercados em análise
